Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Casas asilares de Blumenau receberão apresentações de música e café típico alemão neste mês

Publicado em 15/02/2022 Editoria: Entretenimento Comente!


Com intenção de uma maior troca afetiva, o Projeto Cultural Reavivar Memórias, do Clube Esportivo Recreativo e Cultural Concórdia, levará gratuitamente ao público músicas folclóricas tradicionais e um café com cardápio típico da culinária alemã

Música folclórica alemã, memória e afeto. Nos dias 19 e 20 de fevereiro, quatro casas asilares de Blumenau receberão o Projeto Cultural Reavivar Memórias, do Clube Esportivo Recreativo e Cultural Concórdia, que levará gratuitamente ao público, preferencialmente maior de 60 anos, músicas e danças folclóricas tradicionais; além de um café com cardápio típico da culinária alemã.

“Serão quatro apresentações da Banda musical FA MI lienmusik Liesenberg em conjunto com o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Eintrachtvolkstkanzgruppe, com o objetivo de reavivar a memória cultural desse público. O repertório será composto, em sua maioria, por danças e canções tradicionais (volkstanz/volkslieder) do folclore alemão”, explica o diretor cultural do Clube, Hélcio Liesenberg.

As ações ocorrem na Casa de Repouso Aconchego dos Avós, Irmã Amábile, Espaço Vida e Lar Recanto da Serra, e segundo Liesenberg têm a intenção de ampliar o acesso à cultura da imigração alemã e facilitar o alcance dessa população, pois boa parte tem condições reduzidas de mobilidade. “Além da música, um café com cardápio típico da culinária alemã, nos dá a possibilidade de uma troca mais próxima e afetiva com o público, além do resgate da memória cultural de suas infâncias”, complementa o diretor cultural do Clube.

O projeto Cultural Reavivar Memórias, do Clube Esportivo Recreativo e Cultural Concórdia, é patrocinado pelo Edital Aldir Blanc 2021 - executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Voltado ao público adulto, maiores de 60 anos, jovens e crianças. Classificação Livre.

Todas as ações seguirão os protocolos sanitários vigentes, devido à pandemia de Covid-19. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/familienmusik.liesenberg

CLUBE CONCÓRDIA
O Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia, fundado em 1899, é uma associação sem fins lucrativos sediada no Município de Blumenau, bairro periférico de Itoupava Central, que sempre primou pela manutenção das tradições da imigração alemã, forte no município e região, com destaque para as atividades de dança folclórica, bolão e tiro esportivo. A sede original, no tradicional estilo arquitetônico enxaimel, estava bastante comprometida, o que levou o coletivo a buscar recursos para restauração da parte que ainda era possível ser restaurada. Após concretizada, o uso deste espaço foi cedido ao Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau.

 

Foto: Acervo do Grupo/Divulgação

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários