Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022 será realizado em abril, na Serra Catarinense

Publicado em 19/12/2021 Editoria: Turismo Comente!


Destino também será anfitrião da Convenção Braztoa 2022 e do SEEDS

 

 Depois de um hiato de duas edições, a realização do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022 está confirmada. O evento vai acontecer em abril de 2022 e terá como sede a Serra Catarinense, com o Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) como grandes parceiros, o Iberostar como patrocinador, além da SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e Ministério do Turismo, como apoiadores institucionais.

 

O anúncio aconteceu na tarde da última quinta-feira, 16/12, durante uma edição on-line do SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento  Sustentável), evento de troca de ideias e debates a respeito da sustentabilidade no setor e de seus impactos nas empresas, nas pessoas e no planeta, que contou com a presença de Ronald Sanabria (Rainforest Alliance Costa Rica), Vitor Pinheiro (PNUMA), Rafaela Lehmann (Ministério do Turismo) e Roberto Haro Nedelciu (BRAZTOA). A conversa trouxe à tona questões cruciais que exigem atenção e ações do setor, a exemplo do consumo de produtos plásticos nas viagens, dos desafios climáticos, da necessidade de um trabalho transversal que engaje os setores público e privado, de todas as instâncias.

 

Além das atividades que envolvem a premiação, a BRAZTOA realizará na Serra Catarinense a Convenção Braztoa 2022, evento voltado aos gestores e líderes das empresas associados à entidade. 

 

Apesar da não realização das duas últimas edições do Prêmio, a sustentabilidade esteve presente nas ações das operadoras. Segundo o recém-lançado Boletim Mensal Braztoa, as operadoras associadas, juntas, contribuem para TODOS os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com destaque para o ODS 5 (igualdade de gênero), ODS 3 (saúde e bem-estar) e ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico). Isso revela a amplitude das ações das operadoras de turismo e seu alcance.

 

"É com muita honra que anunciamos a realização do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022. A pandemia veio e interrompeu nossos projetos, mas como sonhos não se cancelam, apenas se adiam, chegou a hora de resgatarmos o nosso caminho. Começamos a escrever um novo capítulo desta longa história e agradeço aos parceiros Conserra, Amures, Iberostar, SANTUR e Ministério do Turismo, por serem nossos aliados para que o desenvolvimento do Turismo seja sustentável", destaca Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

 

Além de ser anunciada como destino anfitrião do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022 e da Convenção Braztoa 20022, a Serra Catarinense acaba de lançar o portal turístico serrasc (www.visiteaserrasc.com.br) e o Selo Serra Sustentável. O primeiro portal turístico oficial da Serra Catarinense abrangerá atrativos dos 18 municípios abrangidos pela AMURES e sua construção é fruto de uma parceria da associação de municípios com Sebrae e Conserra. Sua estrutura tem como principais focos os roteiros e os destinos turísticos e uma das novidades é o sistema de acessibilidade de libras para deficientes auditivos.

 

Já o  Selo Serra Sustentável consiste na criação de um Programa de Certificação de Sustentabilidade de Prestadores de Serviços Turísticos a partir do estabelecimento de critérios, que remetem à implementação de práticas de responsabilidade ambiental, sociocultural e econômica. A Serra Catarinense conta com 964 empresas ligadas diretamente ao setor, a meta para esta certificação é atingir no mínimo 7,26% de adesão das empresas até o final do projeto, alcançando em torno de 70 prestadores de serviços.

 

"O Governo do Estado e a Santur trabalham sempre com o foco em um turismo sustentável. E poder receber esse evento aqui em Santa Catarina é importante, pois nos coloca em evidência junto aos principais operadores do Brasil. Será um momento de muita troca de informação e de conhecimento", destacou o presidente da Santur, Renê Meneses.

 

"Esse trabalho de valorização dos cases de sustentabilidade pela Braztoa - entidade referência no setor - reforçam como o trade turístico tem valorizado o desenvolvimento da sustentabilidade em seus negócios, inspiram o surgimento de novas iniciativas, além de ser fundamental para as políticas públicas que vem sendo desenvolvidas pelo Ministério do Turismo nesse campo", disse Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, parceiro do Prêmio.

 

Marina Figueiredo, vice-presidente da BRAZTOA, evidencia o valor dos parceiros nesse momento de retorno dos planos e eventos. "O lançamento do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022, depois de dois anos, nos fez dar ainda mais valor às parcerias e reconhecer que estar e trabalhar juntos sempre fez, faz e fará a diferença. Reforço os agradecimentos da BRAZTOA aos incríveis parceiros da Serra Catarinense, que estiveram ao nosso lado durante todo esse período de pausa, sempre reafirmando que, na hora certa, estaríamos juntos, unidos e compromissados em fazer um grande evento do qual todos nós nos orgulhamos desde a idealização, até a completa realização".

 

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais - responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

 

Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.

 

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

 Prêmio Braztoa de Sustentabilidade_Canela RS.jpg

Divulgação: Agência Guanabara

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários