Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Preços das passagens aéreas frustram turistas na retomada das viagens

Publicado em 09/05/2022 Editoria: Turismo Comente!


Foto: Unsplash/Hanson Lu

Foto: Unsplash/Hanson Lu

 

Mesmo após um aumento expressivo nos voos, ainda é possível realizar viagens sem estourar o orçamento 

Após um longo período sem viagens, muitas pessoas voltam a se planejar para tirar do papel o desejo de conhecer novos destinos ao redor do mundo. No entanto, a situação do mercado aéreo tem causado frustração nos turistas devido ao aumento expressivo nos preços das passagens. 


Levantamentos em plataformas de viagens mostram que, desde o início do ano, o valor dos voos subiram até 62%, dependendo do trajeto. A inflação das passagens aéreas também foi notada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que registrou entre janeiro e março um aumento de 6,02%, sendo mais da metade da alta em março (3,55%).


Os fatores que influenciam o acréscimo dos números nos bilhetes são as flutuações do dólar, o crescimento no número de passageiros, restrições de acesso para entrada de visitantes e as medidas para frear a pandemia. A justificativa dada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) é o peso do querosene de aviação que responde por 40% dos custos das companhias. O aumento desse insumo é reflexo da alta do petróleo gerada pelo conflito entre a Rússia e Ucrânia, que segundo dados da Reuters, já subiu cerca de 20,55%. 


Embora o cenário possa parecer desanimador para muitos turistas, ainda é possível realizar o sonho de viajar, encontrando passagens aéreas baratas. Para isso, é preciso considerar uma série de fatores como a antecedência na pesquisa de bilhetes, data e destino da viagem e o uso de milhas para realizar a compra do voo.  

Pesquise os valores antes de comprar


A pesquisa de valores é um dos pontos primordiais para quem quer economizar em uma viagem. Assim que surgir o interesse em um destino, o ideal é realizar um levantamento sobre os preços dos voos em diferentes companhias aéreas. 


É importante que essa pesquisa seja feita em portais confiáveis para não colocar a segurança de dados em risco e posteriormente se frustrar com a compra. Uma dica é verificar os preços de voos de madrugada, no começo da manhã ou no fim da noite, pois são horários com menos demanda e, por esse motivo, podem apresentar valores mais baixos.  

Compre passagens com antecedência


A compra de passagens com antecedência também pode ajudar a driblar a inflação do setor aéreo. Assim que o turista estiver com o mapeamento dos melhores preços em mãos, é hora de adquirir os bilhetes.


Quanto mais perto da data da viagem, mais alto é o valor do bilhete. A antecedência de, no mínimo, dois meses é a recomendada por profissionais do setor para quem deseja pagar mais barato nas passagens aéreas. 

Fuja de viagens em datas comemorativas 


Diante de um cenário em que os preços já estão elevados, fugir de datas comemorativas pode ajudar a reduzir os custos. Assim como acontece com os horários, os dias também podem influenciar o preço. 


No turismo, o período de alta temporada compreende os meses de férias escolares, as datas comemorativas e os feriados. Além desses, também estão os mega eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. 


Quem procura uma brecha nos valores altos e quer economizar nos voos deve priorizar os momentos de baixa temporada, em que o fluxo de viagem costuma ser inferior. 

Saiba quais são os destinos mais procurados 


Quem deseja pagar mais barato em viagens deve se manter flexível não somente em relação ao horário e a data, como também ao destino. Isso porque existem lugares mais procurados do que outros, cujos valores de passagens aéreas são mais elevados.


Dessa forma, a dica é considerar regiões que tenham características parecidas com o destino que o turista planeja, pois isso pode fazer diferença no orçamento. 

Aposte em milhas 


Uma opção para quem quer aproveitar a retomada das viagens e economizar é buscar passagens aéreas vendidas por milhas. De modo geral, esse tipo de serviço é oferecido por instituições bancárias por meio dos cartões de crédito ou outros serviços de fidelidade. 


Sempre que o consumidor paga uma fatura, ele acumula pontos que podem ser transformados em milhas e trocados por passagens aéreas. Além disso, a pontuação também pode ser usada para compra de produtos selecionados em lojas virtuais.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários