Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

A Energia da Costa da Lagoa e o Turismo de Natureza em Florianópolis

Publicado em 11/10/2020 Editoria: Turismo Comente!


Acervo pessoal do autor.

Acervo pessoal do autor.

A Energia da Costa da Lagoa e o Turismo de Natureza em Florianópolis

 

A Ilha de Santa Catarina é rica em recursos naturais, culturais, além de também dispor de toda uma gama de serviços que a colocam na condição de Destino Turístico Indutor da Região Turística da Grande Florianópolis, articulada através da Instância de Governança Regional do Turismo da Grande Florianópolis, composta por municípios como Palhoça, Governador Celso Ramos, Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado, São Bonifácio e Antônio Carlos, segundo o Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo de 2019.

De maneira geral, Florianópolis é dividida em quatro grandes regiões, o Norte da Ilha, o Sul, o Oeste e o Leste, onde ficam a Lagoa da Conceição e a Costa da Lagoa, esta última, ainda sem acesso por meio de veículo automotor. Fato que proporciona à comunidade uma série de características peculiares que lhe proporcionam uma posição estratégica em se tratando de Turismo na Natureza em Florianópolis.

Não perca a oportunidade de conhecer este pedaço do paraíso! Chegando na Lagoa da Conceição, você deve procurar o trapiche de barcos da Cooperbarco, embarcar e curtir o passeio pela Lagoa da Conceição. É possível avistar peixes e animais pulando na água, aves planando no ar, vegetação nativa, entre outras benesses gratuitas ofertadas pela natureza. Todavia, se deseja ter um maior contato com a natureza, buscando integrar-se e sentir as emoções que a experiência pode lhe proporcionar, a sugestão é que procure a Trilha da Costa da Lagoa, saindo do final da Estrada Geral do Canto dos Araçás.

Trata-se de uma trilha que considero ter o nível de dificuldade médio, não pelo percurso. Mas sim, pela distância! Já a fiz inúmeras vezes e olha que não sou um esportista ou atleta. São cerca de 2h30min caminhando por aproximadamente 8 (oito) quilômetros, passando por enseadas, vilas, casarios antigos, engenho de farinha desativado, tudo isso em meio à Mata Atlântica, interagindo com vegetação, animais e com uma vista que nos permite uma contemplação sem igual. Até o ar que você respira parece ser outro, muito mais puro e úmido. Decidindo fazer o passeio, procure sentir a energia do local, que considero única e altamente revigorante.

 

O consagrado folclorista Franklin Cascaes retratou com majestade as lendas e causos da cidade, inclusive da comunidade da Costa da Lagoa. Como no conto “As Bruxas Roubam a Lancha Baleeira de um Pescador da Ilha”, no qual um grupo de bruxas da Ilha da Magia roubam a embarcação de um pescador antigo e conhecido da região para fazerem uma “viagem bruxólica” entre a Ilha de Santa Catarina e a Índia, da qual o pescador participa escondido.

Fazendo a trilha, você passará por subidas e descidas com maior e menor grau de dificuldade. Confesso que pessoas que fizeram a trilha comigo já se lesionaram, principalmente por torções devido à irregularidades do trajeto. Assim, procure tomar cuidado, leve água para beber, frutas, barra de cereais, entre outros recursos que os ajudem a aproveitar com serenidade a experiência. Abra seu coração e procure sentir o que a natureza tem a lhe oferecer. Certamente, você sairá desta experiência com ótimas sensações e recordações.

Chegando na comunidade da Costa da Lagoa, você irá se deparar com uma série de restaurantes especializados em frutos do mar, uma cachoeira, vistas fantásticas para contemplação, espaços para banho de lagoa, entre outras opções de lazer. Mas, não se esqueça de respeitar seus limites, respeitar a natureza e a própria comunidade. Não são raros os acidentes devido a escorregões, quedas e torções. Seja consciente! Aproveite o que há de melhor no Turismo de Natureza de Florianópolis, respeitando seus princípios de sustentabilidade. Fazendo isso, e seguindo os protocolos de segurança de COVID-19, certamente sua experiência ficará registrada em fotografias, nas lembranças e em seu coração!

 

Bom passeio!

Aproveite essa experiência com a natureza!

 

Prof. Daiko Lima e Silva

 

Cooperbarco: (048) 3012-1266 - https://cooperbarco.wordpress.com/

 

 

 

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários