Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Camerata aproxima crianças e adolescentes da música de todos os tempos

Publicado em 26/08/2018 Editoria: Cultura Comente!


Foto: GS COMUNICA/Divulgação

Foto: GS COMUNICA/Divulgação

A música, sozinha, é capaz de prodígios, mas a grande revolução, aquela que vai desembocar na chamada educação musical, está acontecendo mesmo é com a ligação direta dos músicos com as crianças e adolescentes. Quanto mais estreita for essa proximidade e puderem conversar, como aconteceu hoje pela manhã, durante ensaio aberto às escolas da Camerata Florianópolis, no Teatro Ademir Rosa (CIC), aí sim vão cair todas as barreiras para a disseminação desta arte universal que combina vários sons, ritmos e estilos.

Os 210 estudantes, entre 5 e 18 anos, de escolas públicas e associações filantrópicas que entraram no Teatro Ademir Rosa (CIC) para acompanhar o ensaio da Camerata, já não eram mais os mesmos depois que deixaram o local. A grande maioria sequer conhecia o teatro. E o resultado não poderia ter sido melhor. "Esse contato é importante para que eles conheçam outros estilos, além do funk", resumiu Maria Elena Lueneberg, diretora da Escola Básica Padre Anchieta, que trouxe seus alunos da faixa etária entre 14 e 16 anos. "Nossa! Como isso tudo é legal!", comentou Ingrid, 13 anos, aluna da Casa da Criança, ao se aproximar pela primeira vez de um violino. A mesma sensação foi compartilhada por todos os seus colegas, que puderam se aproximar dos músicos e seus instrumentos de trabalho, além de ouvir explicações do maestro Jeferson Della Rocca e do compositor Luiz Zago sobre história dos instrumentos, músicos e orquestras. "Foi uma verdadeira aula que jamais sairá da memória dessas crianças e adolescentes", comemorou a diretora.

 

Arte e encanto

Assim como em ocasiões anteriores, a sessão aberta às escolas ontem pela manhã serviu para o ensaio do espetáculo "A ARTE DO IMPROVISO - IN JAZZ", a ser realizado na noite desta quarta-feira, no Teatro do CIC. Assistiram ao ensaio alunos da rede pública da capital, da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (AEBAS), Escola Básica Padre Anchieta e do Núcleo Educação Infantil Nossa Senhora de Lourdes, além de estudantes de aulas de música.

Estiveram em cena no show, a união das cordas da Camerata Florianópolis, o contrabaixo acústico de Carlos Ribeiro Jr e a bateria de Rodrigo Paiva, que deram mais vida aos arranjos criados pelo pianista Luiz Gustavo Zago. Juntos, interpretaram, sob intensos aplausos do público, as músicas emblemáticas e também obras clássicas que ganharam a linguagem do Jazz. Constam no programa conhecidos clássicos como What a Wonderful World, de Bob Thiele e George Weiss, e When I Fall in Love, de Victor Young e Edward Heyman, além de clássicos como a Ária da Suíte Orquestral n.2, de Johann Sebastian Bach.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários