Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Documentário “Últimas Conversas” fomenta a reflexão e debate na próxima edição do “Diálogos Urgentes”, em 31/05

Publicado em 23/05/2017 Editoria: Cultura Comente!


foto divulgação

foto divulgação

O evento acontece toda última quarta-feira do mês, com sessões de filmes contemporâneos seguidas por debates, nos teatros do Sesc em Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Laguna

O documentário “Últimas Conversas”, último da carreira de Eduardo Coutinho, um dos mais importantes cineastas brasileiros, permeará os debates da próxima edição do projeto Diálogos Urgentes, realizado pelo Sesc em Santa Catarina, no dia 31 de maio. O evento ocorre toda última quarta-feira do mês, com sessões comentadas de filmes contemporâneos que trazem temas atuais e pertinentes ao momento. A programação é gratuita e acontece nos teatros do Sesc em Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Laguna, às 19h. Após as sessões, haverá conversas com convidados ligados ao tema do filme e comunidade, para fomentar a reflexão através do cinema. A programação detalhada está disponível emhttp://ww2.sesc-sc.com.br/evento/3231/null.

Em “Últimas Conversas”, o diretor entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre as suas vidas atuais e expectativas para o futuro. A obra traça um mosaico de uma parcela da juventude brasileira e aborda temas como religião, falência da educação tradicional, bullying, assédio sexual, racismo e amor. Coutinho faleceu antes de finalizar o filme e o projeto foi assumido pela montadora Jordana Berg e pelo cineasta e produtor João Moreira Salles.

O projeto Diálogos Urgentes iniciou em abril e segue até novembro, com o objetivo de favorecer o diálogo entre grupos, coletivos, agentes, estudantes e sociedade. As obras audiovisuais selecionadas para exibição levantam temáticas como loucura e arte, bullying, racismo, mobilidade urbana, feminismo, ditadura militar, formação do indivíduo, entre outros, que serão debatidos por convidados ligados aos assuntos e comunidade.

“Com esta ação, o Sesc abre um espaço de diálogo na sociedade. As temáticas em pauta se tornam cada vez mais urgentes de serem debatidas, para que a reflexão traga novos horizontes ao mundo contemporâneo. Promover essas discussões, por meio do cinema, estimula o cidadão no que diz respeito ao desenvolvimento da sua percepção do mundo e incentiva a formação de uma consciência crítica”, declara Maria Teresa Piccoli, gerente de Cultura do Sesc/SC.

CALENDÁRIO “DIÁLOGOS URGENTES” ATÉ AGOSTO

Programação sujeita a alterações

31 de maio: “Últimas Conversas”, de Eduardo Coutinho

Sinopse: O cineasta Eduardo Coutinho entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre a suas vidas atuais e expectativas para o futuro. Direção: Eduardo Coutinho; Gênero:  Documentário; Nacionalidade: Brasil.

28 de junho: “Bike Versus Cars”, de Fredrik Gertten

Sinopse: Em tempos de uma crise generalizada, é necessário relacionar algumas discussões no que tange ao clima, recursos naturais e cidades. A indústria automobilística cresce desenfreadamente. Ciclistas militantes buscam mudanças radicais na mobilidade das grandes cidades. As diferenças no uso de bicicletas e de carros são gritantes em comparação entre algumas cidades, como São Paulo e Copenhague. Direção: Fredrik Gertten; Gênero: Documentário; Nacionalidade: Suécia.

26 de julho: “Que bom te ver viva”, de Lucia Murat

Sinopse: Ex-presas políticas da ditadura militar brasileira analisam como puderam enfrentar as torturas e prisões, relatando as situações e como sobreviveram à esse período, onde delírios e fantasias são recorrentes. O filme intercala cenas documentais com um monólogo ficcional, que é um amálgama dos relatos e das memórias dessas corajosas mulheres. Direção: Lucia Murat; Gênero: Drama, Documentário; Nacionalidade: Brasil.

30 de agosto: “O começo da vida”, de Estela Renner

Sinopse: Uma análise aprofundada e um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, onde os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível. Direção: Estela Renner; Gênero: Documentário; Nacionalidade: Brasil

Obs. Neste dia, não haverá sessão em Florianópolis.

› FONTE: Imprensa Sesc-SC

Comentários