Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Giovana Zimermann encerra programação de 2016 do Gerações Masc

Publicado em 05/12/2016 Editoria: Cultura Comente!


Foto: divulgação

Foto: divulgação

A 18ª edição do Gerações Masc - Museu em Movimento, e última do ano de 2016, terá a conversa Arte, Mito e Cura com a artista visual Giovana Zimermann no dia 9 de dezembro, às 16h, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O encontro tem entrada gratuita.

Giovana irá dividir com o público reflexões sobre sua trajetória artística e de que forma a arte a levou a caminhos de reflexão sobre o mundo e as relações humanas, partes fundamentais de sua formação como indivíduo. "Não é incoerente dizer que meu trabalho está gestado em uma questão existencial e ligada ao feminino, mesmo sendo uma visão pessoal de uma realidade aparentemente externa. Então me pergunto: Por que me afeta? Por que reajo e gasto energia questionando as violências do mundo, em especial as que são cometidas contra as mulheres? Qual é a ferida que pretendo curar com meus empreendimentos artísticos?", diz Giovana.

Permeando o bate-papo, Giovana apresentará alguns de seus audiovisuais, como Arte Pública em Florianópolis - A Praça XV Como Lugar Praticado (2009 - 8 minutos); e Rio de Janeiro e Paris - A Juventude Apache do Cinema na Periferia (2015 - 8 minutos), baseados, respectivamente, em sua dissertação de mestrado e na tese de doutorado. Serão exibidos, ainda, trechos dos vídeos Da Janela (2009 - 15 minutos) e branCURA (2016 - 15 minutos). Giovana Zimermann tem duas fotografias como parte do acervo do Masc, ambas intituladas O Lugar do Outro (2004), que fizeram parte da mostra homônima realizada no Museu.

Sobre a artista

Giovana Zimermann é artista visual, cineasta e pesquisadora. Especialista em Linguagem Plástica Contemporânea UDESC (2000), Mestre em Arquitetura e Urbanismo PGAU/UFSC (2009), Doutora em Literatura PGL/UFSC (2015), Pós-doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro IPPUR/UFRJ (2015-2017).

Autora do livro Rio de Janeiro e Paris: A Juventude Apache do Cinema na Periferia (2016) e dos curtas-metragens Da Janela (2009) e branCURA (2016), ambos premiados por editais de cinema do Estado de Santa Catarina.

Participou de exposições nacionais e internacionais e possui obras nos acervos do Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte de Joinville, Museu de Escultura Casa João Turin (Curitiba - PR), Escola de Belas Artes de Salvador (BA) e Maison du Brésil (Paris - França). Faz parte do acervo de arte pública nas cidades de Florianópolis, São José, Berazategui (Argentina), Chinacota (Colômbia), Santiago (Chile), Recoleta (Chile) e na Casa de Cultura Pedro Aguirre Cerdá (Chile).

Serviço:

O quê: Arte, Mito e Cura - Gerações Masc

Artista: Giovana Zimermann

Quando: 09/12/2016, às 16h.

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)

Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC

Entrada gratuita

Informações: (48) 3664-2630

Evento no Facebook

› FONTE: Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura

Comentários