Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Comunidade alemã comemora aniversário da unificação da Alemanha em Florianópolis

Publicado em 10/10/2016 Editoria: Cultura Comente!


Desde 3 de outubro de 1990, a Alemanha comemora o Dia da Unidade Alemã, quando a República Democrática Alemã, o lado oriental, se incorporou na República Federal da Alemanha. Na quinta-feira, 6, a comunidade de origem alemã em Santa Catarina comemorou a data em uma recepção realizada em Florianópolis pelo Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre com apoio da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais de Santa Catarina.

 “Para nós alemães o dia 3 de outubro foi um dia muito especial”, descreveu o cônsul-geral da Alemanha Stefan Traumann “Foi o resultado do engajamento das pessoas dos dois lados”. Para o diplomata, a reunificação pacífica da Alemanha marcou uma época de transição para o seu país e para a Europa. Traumann citou a questão da entrada de refugiados na Alemanha no último ano. “A convivência com estas pessoas e a sua incorporação na sociedade vai mudar rumo do nosso país nos próximos anos”. Um desafio, segundo ele, comparado somente à reunificação.

O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, representou o governador Colombo no evento. Segundo o secretário, Santa Catarina está muito honrada em receber novamente o evento em comemoração ao Dia da Unidade Alemã. “Como um grande sucesso da diplomacia internacional, a reunificação alemã nos mostra a importante o papel das relações internacionais na solução dos conflitos mundiais”, avaliou Virmond.

O evento, em Florianópolis, teve a participação da comunidade catarinense de origem alemã e foi encerrado com a apresentação do concerto “Viagem de Rita Lee para a Alemanha”, com a cantora e atriz alemã Nina Ernst, no Teatro do CIC.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais

Comentários