Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Gean Loureiro e Angela Amin vão disputar segundo turno em Florianópolis

Publicado em 03/10/2016 Editoria: Eleições Comente!


Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Em uma disputa entre dois grupos políticos tradicionais, o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB) e a ex-prefeita Angela Amin (PP) irão para o segundo turno em Florianópolis.

O peemedebista fez 40% dos votos válidos, contra 24% de Angela. Os dois fazem parte de grupos que há décadas se alternam na prefeitura da capital catarinense e no governo do Estado.

Gean, 43, disputou o cargo nas eleições passadas, mas perdeu para o atual prefeito Cezar Souza Junior (PSD). Hoje, faz uma candidatura de oposição a Junior, que tem 77% de reprovação, segundo o Ibope, e decidiu não concorrer à reeleição.

Ele despontou nas pesquisas ao se apresentar como alguém que "acorda cedo e dorme tarde" e que "arregaça as mangas" por "não tem medo de trabalho duro". Em Florianópolis, foi vereador por cinco mandatos consecutivos.

Gean fez uma coligação com 15 partidos. Sua vitória traria o PMDB de volta à Prefeitura de Florianópolis, que comandou de 2005 a 2012, com Dário Berger.

Já Angela Amin, 62, casada com o ex-governador e deputado federal Esperidião Amin (PP), foi duas vezes prefeita da capital.

Na TV e nos debates, valorizou a experiência no cargo, destacando que "reduziu a níveis europeus a mortalidade infantil".

Os dois candidatos evitaram falar em turismo na campanha, tema controverso na cidade de 477 mil habitantes que no verão recebe 2 milhões de turistas -muitos moradores consideram que o turista traz dinheiro, mas tumultua praias e o trânsito.

Em terceiro lugar, com 20%, ficou o urbanista Elson Pereira (PSOL), professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Pereira começou a campanha embolado no segundo pelotão, longe dos dois líderes. Na reta final, cresceu e se aproximou de Angela, ameaçando sua vaga no segundo turno. Prometia uma alternativa aos tradicionais grupos políticos, mas não conseguiu votos suficientes.

› FONTE: Folha

Comentários