Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Festas típicas de outubro devem reunir 2 milhões de pessoas em Santa Catarina

Publicado em 29/09/2016 Editoria: Cultura Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Outubro transforma Santa Catarina em um dos destinos turísticos mais animados do país. As festas realizadas durante todo o mês homenageiam as diferentes culturas e as etnias que colonizaram o estado. Anualmente, os eventos geram uma movimentação de cerca de dois milhões de pessoas, sendo um milhão de turistas, conforme dados da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

 “Santa Catarina vive, em outubro, um dos melhores meses para o turismo. Para nós, isso é muito importante, não somente sob o aspecto do turismo, da cultura ou do número de visitantes, mas também por conta da movimentação econômica. Hoje, o turismo representa quase 13% do PIB catarinense. É um dos setores que mais gera e distribui empregos e renda. É um vetor fundamental para a economia”, disse o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.

O secretário ressaltou que o fluxo de pessoas é formado pelos próprios catarinenses que viajam dentro de Santa Catarina e por visitantes de outros estados e países. “O Governo do Estado está fazendo o seu papel, apoiando financeiramente as principais festas, dando todo apoio institucional, seja com as forças de segurança ou setores da saúde pública. A intenção é para que os catarinenses e os visitantes tenham de fato bons momentos em todos os eventos”, destacou Filipe Mello.

A diversidade cultural e étnica de Santa Catarina abrange alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses e outros povos que preservam e difundem sua tradição na gastronomia, nas danças, na música, nas vestimentas e no idioma durante as Festas de Outubro.  A maior delas, a Oktoberfest, começa na quarta-feira, 5, em Blumenau.

Para os blumenauenses, o evento homenageia a cultura e os valores preservados desde 1850, quando chegaram os primeiros colonizadores alemães no Vale do Itajaí. Mas as festas não param por aí. Também há programação em outras cidades, como Brusque, Florianópolis, Itapiranga, Joinville, Timbó e Porto Belo.

Orientações

A orientação da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina é para que as pessoas que forem participar das festas não dirijam de madrugada e, de preferência, contratem serviço profissional de transporte com ônibus ou van. É importante usar cinto de segurança, respeitar os limites de velocidades e não usar álcool se for dirigir.

Confira a programação das Festas de Outubro de Santa Catarina:

33ª Oktoberfest – Blumenau 
A maior festa alemã da América do Sul, a Oktoberfest Blumenau conta com diversas atrações artísticas, musicais e culturais, desfiles temáticos e grande variedade em chopes e gastronomia típica. Os desfiles oficiais da Oktoberfest, na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, são uma das principais atrações da festa. Quando: 5 a 23 de outubro
Onde: Parque Vila Germânica
Cidade: Blumenau
Confira a programação em www.oktoberfestblumenau.com.br

31ª Fenarreco - Festa Nacional do Marreco – Brusque
Quando: 6 a 16 de outubro
Onde: Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, na Rua Gentil Batistti Archer, 221 - centro II
Cidade: Brusque
Confira a programação em ftpsecom.brusque.sc.gov.br/programacao-fena.jpg 
Mais informações em www.facebook.com/fenarreco

17ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana - Fenaostra – Florianópolis
A última edição da festa contou com a participação de 35 mil pessoas e um consumo de 20 mil dúzias de ostras durante os cinco dias de evento. 
Quando: 6 e 12 de outubro
Onde: CentroSul
Cidade: Florianópolis
Informações em www.facebook.com/fenaostra

38º Oktoberfest – Itapiranga
Quando: 7 a 9 de outubro  
Onde: Itapiranga
Confira a programação em oktoberfestitapiranga.com.br/site/programacao

26º Festa do Imigrante – Timbó
Tem o objetivo de resgatar e preservar as tradições dos colonizadores, envolvendo bailes, danças folclóricas, desfiles típicos, apresentações musicais, esportivas e recreativas, além da gastronomia típica alemã, italiana e brasileira.
Quando:7 a 12 de outubro
Onde:Pavilhão de Eventos Henry Paul, na Rua Julius Scheidemantel, 853, Centro
Cidade: Timbó 
Confira a programação em www.festadoimigrante.com.br

Tirolerfest – Treze Tílias
Durante seis dias, a cidade celebrará a cultura austríaca através de música, gastronomia, desfiles e dança.
Quando: 11 a 16 de outubro
Onde: Parque de ExposiçõesJohann Otto Küng
Cidade: Treze Tílias
Confira a programação www.tirolerfest.com.br/site/programacao

Bierville e Salão Sul Brasileiro de Cerveja - Joinville
Quando:12 a 15 de outubro
Onde:Complexo Expoville, na Rua XV de Novembro, 4315
Cidade: Joinville

Festival do Camarão de Porto Belo – Porto Belo
Ttem como foco a gastronomia, com a tradicional caldeirada de frutos do mar. Conta com atrações musicais durante todo o evento.
Quando: 13 a 16 de outubro
Onde: Fundos da Praça da Bandeira
Cidade: Porto Belo
Confira informações em www.facebook.com/festivaldocamaraodeportobelo

› FONTE: Secretaria de Estado de Comunicação

Comentários