Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Treinamento de mesários para as Eleições 2016 começou no sábado (27)

Publicado em 30/08/2016 Editoria: Eleições Comente!


No último sábado (27), iniciou o treinamento de mesários que atuarão nas próximas eleições municipais. As primeiras turmas do Estado foram as de Itajaí e Botuverá. Todos os aproximadamente 66 mil mesários que atuarão em Santa Catarina passarão pelo treinamento, que tem como objetivo capacitar o mesário nas competências relativas às seções eleitorais, atendimento ao eleitor, votação, sigilo e liberdade do voto e, ainda, sobre funcionamento da urna eletrônica.

Em Itajaí, o treinamento aconteceu no sábado (27) e no domingo (28). No total 150 presidentes de mesa e mesários foram treinados. Já em Botuverá, o treinamento aconteceu somente no domingo (28) e 28 presidentes de mesa, mesários e delegados de prédio passaram pela capacitação.

“A atividade desempenhada pelos mesários é extremamente relevante e indispensável à realização da eleição. É o mesário quem garante a ordem na seção eleitoral e a votação livre de qualquer embaraço ou constrangimento ", destacou a coordenadora de eleições do TRE-SC, Patrícia Sardá Lisbôa.

As 105 zonas eleitorais do Estado realizarão o treinamento, que deve acontecer entre o período de 27 de agosto a 24 de setembro. Os mesários estão sendo convocados pela internet – para aqueles que se cadastraram no Portal do Eleitor –, via Correios e, em último caso, por oficial de justiça. Os mesários podem consultar também a listagem das reuniões agendadas pelo site do TRE-SC.

O comparecimento aos treinamentos é obrigatório e a falta pode ensejar a aplicação de multa. Em média, o treinamento tem duração de duas horas. Durante a capacitação, os mesários assistem à palestra sobre as atribuições que terão no dia das Eleições e, logo após, é realizado o treinamento prático nas urnas.

Na palestra, os mesários são inteirados acerca dos procedimentos no dia das eleições, da rotina do pleito, de como fazer a verificação dos equipamentos e organizar a seção. Para que não restem dúvidas, eles recebem o Manual do Mesário, contendo as principais informações sobre suas funções no dia do pleito.

Rotina do mesário

No dia das Eleições, os mesários devem chegar ao local de votação até 7h da manhã e conferir se todos os materiais da mesa receptora estão presentes. Logo após, é hora de verificar se a urna está funcionando de maneira correta. A zerésima, documento que comprova que nenhum voto foi registrado na urna, deve ser impressa em seguida.

A votação começa às 8h e acaba às 17h. Após término do pleito, os mesários devem imprimir o boletim de urna, retirar a mídia de resultados da urna e guardar todos os equipamentos, que serão entregues à junta eleitoral.

Os mesários são preparados também para atender os eleitores que pretendem justificar seu voto ou votar em trânsito, que necessitem utilizar o áudio da urna (no caso dos deficientes visuais) e que vão votar utilizando o sistema biométrico.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Comentários