Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis 2020 recebe mais de 1 mil contribuições para a cidade

Publicado em 01/08/2016 Editoria: Eleições Comente!


Foto: Marcos Quint/divulgação

Foto: Marcos Quint/divulgação

Projeto idealizado pelo Partido Progressista reunirá nesta segunda (1), na Acate, lideranças comunitárias e entidades organizadas para apresentar síntese da primeira fase do levantamento

O Partido Progressista apresentará nesta segunda-feira (1), na sede da Associação Catarinense de Empresa de Tecnologia (ACATE), a síntese do projeto Florianópolis 2020 – Compromisso com o Futuro. O encontro reunirá lideranças comunitárias, entidades organizadas, políticos e partidários e servirá como uma prestação de contas da primeira etapa do projeto que em menos de três meses já superou mais de 1 mil contribuições da população. A reunião está marcada para as 19h e é aberta ao público.

A missão do projeto é apresentar um conjunto de diretrizes que balizarão um novo modelo de gestão para a Capital catarinense. Não por acaso que a idéia fundamental foi ouvir a sociedade, dos cidadãos ao setor produtivo, a respeito de como ela vê e como pensa o município para o futuro.

Uma parte substancial da base de contribuições levantadas até agora veio dos mais de 30 encontros com moradores de comunidades de todas as regiões, especialistas e pesquisadores de universidades e de entidades relevantes como FIESC, ACATE, Fecomércio/Senac, OAB-SC, ForTur, Floripa Amanhã, Acif, CREA-SC, ABIH, entre outras. O outro suporte de mobilização foi o portal WWW.florianopolis2020.com.br, plataforma digital colaborativa criada exclusivamente para o recebimento de sugestões e o compartilhamento de idéias.

Documento em construção

Para o presidente do diretório municipal do PP, deputado estadual João Amin, o encontro do dia 1º não representa o fechamento do projeto, mas "um agradecimento às lideranças, pessoas e entidades que participaram desta primeira fase e mobilizar novas participações". "O documento continuará em construção coletiva, por meio dos encontros abertos, na elaboração de um plano de governo e como contribuição para as gestões futuras. A idéia sempre foi ter o respaldo institucional de quem vive a cidade e assim apresentarmos uma proposta que contemple um coletivo de ações que possa desenhar uma nova perspectiva para administração pública", sustenta João Amin.

Os rumos do projeto Florianópolis 2020 se basearão nos 11 pilares prioritários: Gestão por resultados e equilíbrio fiscal; Cidadania inteligente; Habitação e dignidade; Mobilidade, integração e infraestrutura; Preservação para melhorar sempre; Vida turística, cultural, esportiva e criativa; Modelo em oportunidades inovadoras; Cidade sem medo; Ações preventivas de saúde para vida saudável; Gente valorizada pela educação e incentivo ao talento; Cidade inclusiva e acolhedora.

"Sem a população seria inviável"

A coordenação do projeto foi encarregada à ex-deputada federal e ex-prefeita Angela Amin, que liderou todo o processo de diálogos e encontros. Sempre lembrada por sua gestão à frente da prefeitura da Capital _ reconhecida por seis vezes como a melhor prefeita do Brasil _ ela destaca a experiência como "um reconhecimento de que sem a participação da população não é viável construir um projeto para a cidade". "Percebe-se uma carência muito grande da população, seja ela dos bairros, das universidades, dos setores organizados. Porém, são dificuldades do dia-a-dia e que nos foram colocadas de maneira muito realista e propositiva. Interpretar esse conjunto de anseios e demandas é um exercício que requer sabedoria, mas que tem que ser feito de forma coletiva, para que o cidadão também se reconheça como participante ativo desta construção" ressalta Angela Amin.

A síntese do Florianópolis2020 contará com uma versão imprensa e que será distribuída aos participantes do encontro na Acate, mas estará também acessível para pesquisa e recebimento de contribuições no portal do projeto.

SERVIÇO

Projeto FLORIANÓPOLIS 2020

Quando: HOJE (SEGUNDA-FEIRA, 1º DE AGOSTO)

Local: Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) – Rod. SC-401, KM 16, Nº 4150, Bairro Saco Grande (anexo ao Primavera Garden)

Horário: 19h

Entrada: gratuita e aberta ao público

› FONTE: Marcos espíndola

Comentários