Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ação procura humanizar tráfego na rótula da UFSC

Publicado em 26/11/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Rótula UFSC / Divulgação

foto: Rótula UFSC / Divulgação

Projeto piloto busca aumentar segurança de pedestres e ciclistas.

Técnicos do IPUF e da UFSC, agentes da Guarda Municipal de Florianópolis e da Polícia Militar e integrantes do projeto Rede Vida no Trânsito vão protagonizar nesta quinta-feira (27), das 7 às 13 horas, uma "ação para humanização da mobilidade", que vai envolver todos os veículos, ciclistas e pedestres que transitam pelas imediações da rótula da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Trindade.

Trata-se de um projeto piloto que procura aumentar a segurança do pedestre nas travessias ao longo da rótula. Para isso, será feito o estreitamento, com cones, de algumas vias que convergem para a rotatória. Fora isso, não haverá alterações no trânsito. 

As mudanças implantadas durante a ação poderão tornar-se definitivas. Trabalho semelhante havia sido feito, em julho, na rua Esteves Júnior, no Centro, onde o trânsito de pedestres também é acentuado.

Um dos pontos a serem analisados é a possível mudança no traçado original da rótula, reduzindo a velocidade dos veículos naquele local. Outra questão a ser observada será a localização das faixas de pedestres, que poderão ser transferidas de local futuramente.

"Nosso foco é a segurança dos pedestres e vamos observar como se comporta o trânsito diminuindo a distância nas faixas de travessia. Um dos resultados é baixar a velocidade na saída da rótula, mas outros são esperados para melhorar o comportamento das pessoas no trânsito, sejam quais forem as formas de transporte utilizadas", disse Vera Lúcia da Silva, do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF).

Se o tempo estiver bom, a operação deverá ser filmada com um drone, entre 8 e 9 horas.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários