Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Feira do mel começa nesta quarta-feira em Florianópolis com produtos até 40% mais baratos

Publicado em 06/06/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Epagri/Divulgação

Foto: Epagri/Divulgação

A partir desta quarta-feira, 7, quem passar pelo Largo da Alfândega, em Florianópolis, poderá adquirir mel com preços até 40% menores do que a média no comercio varejista 

A 18ª Feira do Mel espera receber 50 mil visitantes até sábado, 10, e comercializar mais de 40 toneladas de mel. Com expositores de todas as regiões do estado, os organizadores têm a expectativa de que esta seja a maior feira da história do setor. A abertura oficial do evento acontece quarta, às 10h, e contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

Durante os três dias de feira, o pote com um quilo de mel convencional custará R$ 25 e o pote de mel orgânico sairá por R$ 30. Segundo o presidente da Federação das Associações dos Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Nésio Fernandes de Medeiros, o preço promocional deve incentivar as famílias a consumirem o produto. “Apesar do potencial apícola, o consumo de mel no Brasil é menor que em outros países. Entre a justificativas estão a falta de hábito de consumo e, principalmente, o valor do mel no mercado varejista”, observa.

A Feira do Mel estará aberta das 8h às 18h durante a semana e, no sábado, das 8h às 13h. A diversidade de produtos expostos, todos de origem apícola (mel, pólen, própolis, geléia real, entre outros), segue rigoroso controle de qualidade, de acordo com a legislação vigente com o Serviço de Inspeção Federal e Estadual. Medeiros destaca a boa fase da apicultura catarinense, que na safra desse ano produziu oito mil toneladas, conforme levantamento da Faasc, dos quais 50% foram destinados à exportação.

“Além do clima favorável na safra 2016/2017 (pouca chuva), está ocorrendo um choque tecnológico em Santa Catarina articulado pela Faasc e liderado pela Epagri, Senar, Sebrae e UFSC, o que mantém o Estado com a maior produtividade média nacional, com 84 quilos de mel por quilômetro quadrado na safra 2016/2017. Em anos normais, a produtividade é de 62 quilos por quilômetro quadrado”, diz o presidente. No Brasil, a média é de seis quilos por quilômetro quadrado.

Segundo dados da Confederação Brasileira de Apicultura, os brasileiros consomem, em média, 128 gramas de mel por ano. Bem menos do que em outros países - nos Estados Unidos, a média é de 1,5 kg por pessoa ao ano, enquanto na Alemanha sobe para 2,2 kg por pessoa a cada ano. Em Santa Catarina, um estudo desenvolvido pela Faasc, com apoio da Fundação do Banco do Brasil e do Sebrae, confirmou que o Estado é o maior produtor de mel por quilômetro quadrado do país e o maior exportador do produto, além de ser considerado como um dos melhores do mundo, conquistando o prêmio de melhor mel do mundo nos últimos dois congressos mundiais, em 2014 em Kiev na Ucrânia e em 2016 na Coreia do Sul.

Santa Catarina conta com nove mil famílias rurais dedicadas à apicultura, com 323 mil colmeias instaladas, mantendo uma produção de 6,5 mil toneladas por ano em safras normais. Em 2016, a Feira do Mel de Florianópolis contabilizou a comercialização de 38 toneladas de mel e contava com 24 expositores.

A Feira do Mel é promovida pela Federação das Associações dos Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc) e pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

 

› FONTE: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

Comentários