Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição e feira de fotografia reúne artistas na Capital

Publicado em 29/11/2016 Editoria: Cultura Comente!


Foto: Ana Sabiá

Foto: Ana Sabiá

Exposição Intermitências e 1ª Feira ARTE FOTO estarão abertas na Helena Fretta Galeria de Arte a partir de 2 de dezembro e tem entrada gratuita. A programação conta, ainda, com uma conversa com os artistas, também aberta ao público.

Os amantes da fotografia têm destino e encontro certos na próxima semana em Florianópolis. De 2 a 4 de dezembro, sexta a domingo, o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte -NEFA, em parceria com Helena Fretta Galeria de Arte, promove a 1ª Feira ARTE FOTO, mostra que reúne 25 artistas que desenvolvem pesquisas autorais com a fotografia. A abertura da feira acontecerá na sexta-feira, 2, às 19h30. (Confira a agenda completa abaixo).

O objetivo da feira é apresentar a produção fotográfica dos participantes do NEFA e estimular o colecionismo, oportunizando aos visitantes a compra de imagens a preços especiais, além de proporcionar o diálogo entre artistas e visitantes. Estarão à venda fotos já emolduradas ou em suportes como o metacrilato e canvas, fotos individuais em papel algodão e caixas portfólio e livros de fotografia.

Exposição Intermitências

Também na programação do evento, será aberta na sexta-feira, 2, a exposição Intermitências, mostra de imagens que falam de um entre, como uma espécie de tempo em suspenso, espaço para respirar de um mergulho profundo. Segundo a artista visual e educadora Lucila Horn, “as imagens trazem questionamentos sobre a diluição necessária para adensar a interpretação, desfazendo-se das peles mortas para renovar-se. Intermitência; interrupção momentânea; intervalo. Deixar-se abandonar como pausa e latência”, descreve.

A exposição Intermitências fica aberta à visitação até 10 de dezembro e conta com a participação de Ana Sabiá, Betinha Trevisan, Denise Maria Espindola, Dirce Körbes, Joyce Mussi, Luis Paganelli, Maria Helena Schwengber, Maria Luiza Simas Sumienski, Ronaldo Azambuja, Soninha Vill, Nycolle Correa, Bruno Ruy, Yane Soares, Marina Bott, Eduardo Beltrame, Rosane Cechinel, Juliana Stringuini. Ainda participam da feira: Ana Camorlinga, Lena Peixer, Kleber Steinbach, Pedro Mox, Juliana Hoffmann, Alessandro Gruetzmacher e Yara Guasque. Os participantes da feira e da exposição fazem parte do NEFA ou são artistas da fotografia representados pela Helena Fretta Galeria de Arte.

Conversa sobre fotografia

Já na terça-feira, 6 de dezembro, às 18 horas, está programada uma conversa com a curadora Lucila Horn, a artista Ana Sabiá e o printer Endrigo Righetto sobre fotografia, arte e fine art. O Fotografalando – uma conversa sobre fotografia, tem entrada gratuita.

Mais sobre o NEFA

O núcleo atua através de consultorias individuais, oferece curso de formação com o fotógrafo Marcelo Greco e grupo de estudo voltado para a imagem fotográfica no campo da arte. Criado em 2014, tem como finalidade agregar pessoas interessadas em estudar e desenvolver projetos e pesquisas com a fotografia. O núcleo é orientado por Lucila Horn e Lu Renata, e oferece aos participantes uma oportunidade para entrar em contato com imagens da história da fotografia e da arte, textos críticos e filosóficos e aspectos relacionados à linguagem visual. O grupo de estudos é um espaço/laboratório onde o grupo reúne-se semanalmente. Na metodologia de trabalho a teoria e prática não se separam e perfazem um caminho de aprofundamento dos processos individuais.

Serviço

1ª Feira ARTE FOTO

Quando: de 2 a 4 de dezembro, sexta a domingo.

Horário: A feira abre na sexta-feira às 19h30 e estará aberta no sábado das 10h às 16h e no domingo das 13h às 18h.

Onde: Helena Fretta Galeria de Arte (Presidente Coutinho, 532, Centro)

Entrada gratuita

Exposição Intermitências

Quando: fica aberta à visitação até 10 de dezembro, de segunda a sexta das 9h às 18h30 e sábado das 9h às 13h.

Onde: Helena Fretta Galeria de Arte (Presidente Coutinho, 532, Centro)

Entrada gratuita

Fotografalando (uma conversa sobre fotografia)

Quando: 6 de dezembro, terça-feira

Horário: 18 horas

Onde: Helena Fretta Galeria de Arte (Presidente Coutinho, 532, Centro)

Entrada gratuita

› FONTE: Manoela de Borba

Comentários