Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

SC registra neve na Serra e estragos por conta chuva em diversas regiões do estado

Publicado em 22/08/2016 Editoria: News Comente!


Foto: Cindacta/Divulgação

Foto: Cindacta/Divulgação

Voltou a nevar em Santa Catarina neste ano. Moradores e turistas puderam conferir a queda dos flocos de neve e a paisagem coberta de branco em Urubici e São Joaquim, na manhã deste domingo, 21. Segundo a Epagri/Ciram, segue a previsão de neve nas áreas altas do Planalto Sul até o final do dia.

Santa Catarina também registrou estragos por conta do mau tempo. A Defesa Civil do Estado mantém o alerta para risco de deslizamentos no Planalto, Litoral Norte e Vale do Itajaí. A preocupação é maior nos municípios de Rio Negrinho, Joinville, Schroeder, Corupá, Rio do Campo, Jaraguá do Sul, Papanduva, Guaramirim, Rio do Sul, Canoinhas e Mirim Doce. Há possibilidade de inundação em Rio Negrinho, pois o rio está saindo da calha e pode atingir residências em áreas de risco.

Nas últimas 48 horas (das 8h do dia 19/08 às 8h de 21/08), os maiores volumes de chuva ocorreram nas regiões do eixo Centro-Norte do Estado (Extremo-Oeste, Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí). Choveu acima dos 100 milímetros em vários municípios, como mostra a tabela abaixo:

Ocorrências

Os temporais deixaram estragos em cidades catarinenses nos últimos dias. Em Florianópolis, o vendaval provocou destelhamento de um edifício e de uma residência no Bairro Ingleses e queda de árvore sobre rede elétrica no Bairro Ribeirão da Ilha. Parte do bairro ficou sem luz devido à queda da árvore.

Santo Amaro da Imperatriz também ficou prejudicada com a queda de uma árvore sobre a rede elétrica na BR-282, comprometendo o abastecimento de energia em ruas do município.

No sábado, o muro de uma creche caiu no Bairro São Cristóvão, em Tubarão. A Defesa Civil esteve no local e avaliou que não há risco eminente na área que precisou ser isolada. Em Major Vieira, também no sábado, houve alagamento devido ao grande volume de chuva nos últimos três dias. Estão sendo feitas vistorias diárias nos 12 pontos com potencialidade de alagamentos no Centro da cidade, especialmente atrás da Escola Tia Chiquinha.

Um muro também não resistiu à grande quantidade de chuva em Canoinhas e desabou no sábado. O mesmo aconteceu em Rio do Sul. Já em Ascurra, houve deslizamento de terra próximo a uma residência. A Defesa Civil Municipal orientou a família a deixar o local. Outra família também deve que deixar a moradia em Apiúna depois que a casa ficou comprometida por um deslizamento de terra. Muitas outras cidades catarinenses foram prejudicadas, conforme mostra o relatório atualizado da Defesa Civil.

Previsão do tempo

Segundo a Epagri/Ciram, a chuva diminuiu nas últimas horas neste domingo em todas a regiões, sendo ainda persistente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e em áreas do Litoral. As chuvas se mantém nas próximas horas com intensidade fraca na maioria das regiões podendo ser por momentos moderada do Planalto ao Litoral e tendem a se afastar de grande parte do estado até o final do domingo, dando entrada ao avanço de uma massa de ar polar que declina significamente as temperaturas a partir do decorrer desta tarde e noite em todas as regiões. O vento sopra de quadrante Sul e tem intensidade moderada, com rajadas que podem variar entre 60km/h e 90km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral de SC, devido ao ciclone próximo à costa Sul do Brasil.

Com os ventos fortes na área oceânica, há previsão de mar grosso, com altura de onda acima de 3,5m no domingo e segunda-feira em todo o Litoral. A segunda-feira deve ter presença de sol em todas as regiões de SC, devido a uma massa de ar frio e seco. A temperatura sofre forte declínio na madrugada, com mínimas próximas a abaixo de 0°C em todo o estado e com condição de geada no Planalto, Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí e parte do Litoral.

› FONTE: Secretaria de Estado da Defesa Civil

Comentários