Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ibama perde ação contra pescador artesanal

Publicado em 09/03/2016 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Em segunda instância, Justiça concedeu improcedente demolição de rampas para lançamento de barcos em São Francisco do Sul

Em segunda instância, a Justiça julgou improcedente ação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) contra o pescador artesanal Odias Francisco Pinheiro, de São Francisco do Sul. Ele havia construído duas rampas para lançamento de barcos junto ao mar e, diante da obra, o órgão ingressou com ação civil pública pedindo a demolição das estruturas alegando agressão ao meio ambiente.

O advogado do réu, Emerson Souza Gomes, da Pugliese e Gomes Advocacia, alegou aplicação do princípio da proporcionalidade, afirmando que as rampas foram construídas em 1994, além de sustentar que pequenos ancoradouros contam com a proteção da legislação em virtude do baixo impacto ambiental. Sem contar que a demolição impossibilitaria o exercício de sua profissão.

Em seu voto, adotado pelos demais desembargadores, a relatora e desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, julgou a apelação improcedente, porém cabe recurso junto ao Supremo Tribunal Federal.  

› FONTE: André Seben

Comentários