Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Como tornar uma cidade mais sustentável?

Publicado em 10/03/2022 Editoria: Meio Ambiente Comente!


 

Cidades sustentáveis  (2).jpg 

A modernização da iluminação pública é um dos primeiro passos rumo à sustentabilidade

 

Construir cidades sustentáveis implica em pensá-las não apenas do ponto de vista econômico e social, mas também do ambiental. E a modernização dos parques de iluminação pública está entre as políticas públicas que demandam uma maior atenção.

 

Aos poucos os municípios brasileiros estão atualizando seus sistemas de iluminação pública (IP). Principalmente porque garantir a eficiência dos parques está entre as responsabilidades das prefeituras. Mas, diferentemente do que muitos gestores pensam, essa prática não está ligada apenas ao fornecimento de luz aos espaços públicos. Ela também agrega diversos outros fatores em seu conceito. Como segurança, estética, praticidade e, principalmente, sustentabilidade às suas administrações.

 

Em Santa Catarina, cidades como Indaial, Joinville e São Francisco do Sul já passaram pelo processo de modernização, com projetos assinados pela SQE Luz, formada pelas empresas QUANTUM e ENGIE.  Foram mais de 30 mil lâmpadas trocadas por luminárias com lâmpadas de LED, trazendo benefícios aos municípios, população e ao meio ambiente. 

 

“As mudanças trazem uma série de benefícios e entre eles está o embelezamento da cidade e maior conforto visual, o que estimula a vida noturna, o esporte, o comércio e o turismo. Mas não para por aí. Pensando no conceito de cidades inteligentes e sustentáveis, entre as principais vantagens do uso do LED está a possibilidade de ter mais controle sobre o parque instalado através da telegestão, sendo que este movimento ainda está no início por aqui”, pontua Rodrigo Mokfa, gerente da SQE Luz.  

 

No Brasil 

 

Conforme dados da Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP), o Brasil tem cerca de 18 milhões de pontos de IP. E destes, a maior parte ainda usa lâmpadas de vapor de sódio ou de mercúrio, que possuem elementos tóxicos. Por isso, promover a modernização com tecnologia LED, além de resultar em eficiência energética e economia na conta de luz municipal, também é uma forma de proteção do meio ambiente.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários