Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aumento dos juros norte-americanos põe cortina de fumaça na economia brasileira

Publicado em 18/12/2015 Editoria: Economia Comente!


O aumento da taxa de juros americanos irá prejudicar sensivelmente a maior parte dos países emergentes, principalmente o Brasil. Isso porque a situação econômica está sensivelmente prejudicada por uma política conturbada e que está elevando a desconfiança dos investidores em potencial.

A redução da nota pela agência de risco Fitch, de grau de investimento para grau especulativo, foi mais um prejuízo à imagem do País, que de bom pagador acabou se transformando em um País de risco e que oferece a possibilidade de calote.

Com a posição americana de estimular os investimentos, grande parte dos recursos devem ser retirados pelos investidores dos países emergentes. Eles vão buscar uma economia com menor risco e com uma vantagem maior na remuneração do capital. Por isso, um dos maiores prejudicados é o Brasil.

Um dos maiores problemas que as empresas brasileiras irão sofrer é o aumento do custo dos recursos externos, já que o real será desvalorizado pela possibilidade da saída de recursos, assim como os juros, pelo aumento do Risco Brasil. Com o aumento dos custos financeiros e a economia enfraquecida pelo engessamento provocado pela crise política, o encarecimento dos produtos no mercado doméstico, principalmente dos importados, deverá ser sentido em breve.

› FONTE: Reginaldo Gonçalves / Comunique-se

Comentários