Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Queimaduras solares podem causar danos irreversíveis

Publicado em 02/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Agregar produtos como óleo de Urucum e refrigerantes para acelerar o processo da obtenção da cor estão proibidos. Entenda a diferença dos graus de queimaduras

A chuva e o tempo ameno ainda não deram trégua, mas tem muita gente que conta as horas para poder ficar com as “marcas do Verão”, ou seja, ir à praia ou à piscina com o tom da pele mais bronzeado. No entanto, a atenção também deve se concentrar para os cuidados à exposição solar, devido aos riscos com as queimaduras. Seja de primeiro a terceiro grau, elas podem causar transtornos irreversíveis à saúde da pele e à própria estética do indivíduo.

Segundo Tiago Ribeiro, cirurgião plástico, apesar da maioria dos casos serem diagnosticados em primeiro grau, onde somente as camadas externas da pele são afetadas, ainda existem situações em que as pessoas agregam um determinado tipo de produto ou substância para acelerar o processo. “Já houve situações, mais graves, onde se pode constatar que o paciente aplicou sobre a pele, refrigerantes e o próprio óleo de urucum”, enfatiza o cirurgião plástico. “Em alguns casos, internamentos e intervenções cirúrgicas reparadores foram necessárias para que a pele pudesse ser reconstituída”, completa.

Segundo e terceiro graus

As queimaduras em segundo grau são aquelas em que a epiderme e a derme são atingidas.  Vermelhidão, inchaço e bolhas são características deste diagnóstico. “Nestes casos, é mais grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo”, explica o médico.

Já nos casos em terceiro grau acontecem quando atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. “Não há dor, devido à outras queimaduras de primeiro e segundo grau que a pessoa apresenta. A aparência do ferimento é escura, quando carbonizada ou esbranquiçada.

Socorro e prevenção

Aplicar produtos como pastas de dentes ou plantas medicinais estão fora de cogitação. A dica é: retire roupas e acessórios que causem atrito no local, caso não estejam coladas sobre a pele atingida, lave somente com água potável e, em casos mais graves, remova imediatamente a vítima para o hospital. Porém, o mais importante é a prevenção. “Protetor solar é fundamental até para quem quer pegar uma cor”, finaliza.

 

› FONTE: MMatsuo

Comentários