Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria de Estado da Saúde divulga nota técnica para casos de microcefalia

Publicado em 15/12/2015 Editoria: Saúde Comente!


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira, 14, nota técnica com condutas que devem ser adotadas nos casos de microcefalias relacionados à infecção pelo vírus Zika em Santa Catarina. O documento, assinado em conjunto pelas superintendências de Planejamento e Gestão (SUG), de Hospitais (SUH), de Regulação (SUR) e de Vigilância (SUV) da Secretaria de Estado da Saúde, foi elaborado de acordo com as orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde diante da atual situação epidemiológica da microcefalia no país.

O formulário de registro de microcefalia deve ser impresso e preenchido. Posteriormente, os dados devem ser informados no sistema pelo Notifique Aqui do hotsite www.dive.sc.gov.br/microcefalia.

Mais informações sobre a nota técnica estão sendo transmitidas nesta segunda e terça-feira em São Miguel do Oeste e Chapecó, onde o secretário de estado da Saúde, João Paulo Kleinübing e o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, participam de encontros com prefeitos, secretários e gerentes de saúde para tratar da mobilização contra o mosquito Aedes aegypti.

Nesta terça-feira, 15, o encontro será em Chapecó, organizado pela Gerência Regional de Saúde. O evento ocorrerá às 11h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional, localizada na Rua Nereu Ramos, 31 E, Centro.

“Esperamos sensibilizar toda a macrorregião para as estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti e conquistar o comprometimento de todos para as ações de controle dos focos”, afirmou Cassiana Telles do Nascimento, gerente regional de Saúde de Chapecó. Foram convidados para o encontro, os prefeitos e secretários de saúde dos 37 municípios das secretarias de Desenvolvimento Regional de Chapecó, de Palmitos, de Maravilha e de São Lourenço. Desses, 13 são considerados infestados pelo mosquito e 13 estão em alto risco de infestação.

Nesta segunda-feira, o encontro foi realizado em São Miguel do Oeste, organizado pela Gerência Regional de Saúde. Também participam dos encontros o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), Eduardo Macário; a gerente de Zoonoses da Dive, Suzana Zeccer; e o coordenador do Programa de Controle da Dengue em Santa Catarina, João Fuck, da Gerência de Zoonoses da Dive.

› FONTE: Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC)

Comentários