Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cuidados com o sol no verão

Publicado em 14/12/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

O alerta é de Jerusa Miqueloto, oncologista 

A importância do sol para a saúde é inquestionável. Dentre outros efeitos positivos, os raios ultravioleta ajudam o organismo a absorver cálcio, aumentam a resistência do corpo contra doenças infecciosas e exercem interferência direta sobre o humor e o bem-estar das pessoas. Mas a radiação ultravioleta é também a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele, o tipo mais frequente da doença entre homens e mulheres, correspondendo por cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. É o que afirma Jerusa Miqueloto, oncologista do Lâmina Medicina Diagnóstica.

A especialista diz que todos podem desenvolver a doença, mas principalmente as pessoas de pele, olhos e cabelos claros ou ruivos, que sempre se queimam, mas nunca se bronzeiam, ou aquelas pessoas que possuem histórico familiar de câncer na pele. "A prevenção é evitar exposição solar entre as 10 e 16 horas, usar chapéu, camisetas e protetores solares a cada 2 horas", revela.

Segundo a Dra. Jerusa, o câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo de qual delas é afetada, surgem os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os Carcinomas Basocelulares e os Espinocelulares. De forma geral, o mais perigoso é o Melanoma Maligno. "Quando detectado precocemente, o câncer de pele apresenta altos percentuais de cura, chegando a 95% nos casos", diz.

A Sociedade de Dermatologia recomenda a realização do autoexame de pele a cada três meses. Sem roupa e na frente de um espelho, a orientação é observar o corpo todo, incluindo a área genital. Ferida que não cicatriza, sinal com aspecto irregular, uma "pinta" preta ou acastanhada que muda de cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho ou uma mancha que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento devem ser analisados com mais rigor.

De acordo com os profissionais da Sociedade de Dermatologia, uma maneira simples de identificar o melanoma é utilizar o que os dermatologistas chamam de Teste ABCD. A ideia é observar se o sinal ou a pinta apresenta: Assimetria (os dois lados têm formatos e tamanhos diferentes); Bordas irregulares; Cores variadas, principalmente tons de preto e Diâmetro maior que 6 milímetros.

A Dra. Jerusa lembra que, para não prejudicar a saúde e nem acelerar o envelhecimento, é importante se proteger na praia, mas também no dia-a-dia, principalmente nas regiões onde o sol aparece o ano todo. "A regra também vale para os dias nublados, pois a radiação UVA, responsável pelo envelhecimento e pelo aparecimento de melanoma, atinge a Terra durante todo o dia. E lembre-se que a incidência da radiação UVB, causadora dos carcinomas, se intensifica entre 10h e 15h", finaliza.

› FONTE: Karin Villatore Talk Assessoria de Comunicação

Comentários