Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Economia solidária é tema de encontro estadual de gestores em Florianópolis

Publicado em 11/12/2015 Editoria: Política Comente!


A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), em parceria com governo federal e a prefeitura de Joinville, promove nesta segunda-feira, 14, o Encontro de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária de Santa Catarina, que ocorre na sede da secretaria na Capital a partir das 8h30.

O objetivo é a troca de experiência entre os municípios para que seja possível mapear as ações e elaborar possíveis parcerias e, assim, aprimorar as estratégias de promoção das políticas públicas de economia solidária.

No Estado, a SST desenvolve projetos de economia solidária. O Fazendo Renda, por exemplo, qualificou 786 mulheres e artesãs em 17 municípios em 2015; além de uma comunidade quilombola em Balneário Camboriú. Entre os cursos ministrados estão o de artesanato, patchwork, pintura em tecido e fibras naturais. Durante o encontro de gestores será lançado o site do programa.

O Fazendo Renda fomenta a organização sócio produtiva a partir de ações de economia popular e social. A ação é uma parceria entre a SST e o Conselho Estadual do Artesanato e Economia Solidária e a Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que ministra os cursos para os grupos selecionados.

O projeto segue até agosto de 2016 com recursos do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária. O Fazendo Renda representou o Estado em julho de 2015 na feira internacional de comércio justo e solidário, em Milão.

“A iniciativa é uma estratégia de promoção do desenvolvimento local para a superação da pobreza com a geração de trabalho e renda”, destaca o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Geraldo Althoff.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação

Comentários