Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Nutricionista alerta para os cuidados com a moda detox

Publicado em 10/11/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Por mais que as chamadas dietas detox estejam em alta nos últimos tempos, a desintoxicação do corpo através da alimentação é uma prática milenar. &147;Deixar com que o corpo elimine resíduos através de jejum ou de alimentos leves é importante, mas é um processo que deve ser acompanhado por profissionais&148; alerta Marlise Stefani, nutricionista e diretora da Nutritécnica.

O fenômeno atraiu tantos adeptos que o termo detox ganhou status de grife. Atualmente muitos produtos são vendidos no mercado com a etiqueta detox e prometem uma verdadeira limpeza no organismo. Mas não é bem assim. &147;Alimentos com funções digestivas e diuréticas podem ajudar, no entanto, não existe milagre&148;, atesta a especialista.

Afinal, detox é uma dieta?

&147;Não&148;, enfatiza Marlise. &147;O detox está na moda e nos causa inquietação pelo uso indiscriminado e sem qualquer amparo científico. As pessoas buscam dicas revolucionárias, porém, esquecem de beber água, pura e simples, o que é essencial para o bom funcionamento do corpo&148;.

A pirâmide da saúde

Não existe receita pronta. &147;Para cada indivíduo é necessário um plano alimentar, adequado ao seu biotipo e estilo de vida&148; explica . E o equilíbrio é a dica número um para uma vida com hábitos alimentares saudáveis. É comprovadamente saudável que dietas devem ser compostas pelos alimentos que compõem a pirâmide alimentar: carboidratos (massas, arroz, pães, bolos, etc), proteínas (carnes, aves, peixes, laticínios, leguminosas e ovos), lipídios (gorduras, manteigas e óleos), fibras, vitaminas e sais minerais (frutas, verduras e legumes).

 

› FONTE: Due Assessoria

Comentários