Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

AVC tem tratamento se vítima for medicada em até quatro horas e meia

Publicado em 09/11/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto: Wildison Maurício de Barros sofreu um AVC há oito anos; socorro rápido evitou sequelas

foto: Wildison Maurício de Barros sofreu um AVC há oito anos; socorro rápido evitou sequelas

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, tem tratamento se a vítima for medicada até quatro horas e meia após o aparecimento dos sinais. “

O AVC é agudo, quando a pessoa apresenta os sintomas, como desvio da boca, dificuldade para falar, falta de força em um lado do corpo, dor de cabeça súbita, o acidente já está acontecendo”, afirmou a doutora Gladys Lentz Martins, ensinando, em seguida, que a primeira coisa a fazer é chamar o Samu. Na Capital, a vítima pode ser conduzida diretamente ao Hospital Celso Ramos, o único da Grande Florianópolis com equipe especializada em acidentes vasculares no cérebro.

Foi o que fez dona Carlota, esposa de Wildison Maurício de Barros (70), corretor imobiliário, residente no Morro das Pedras, sul da Ilha de Santa Catarina. “Estava indo tomar banho e de repente tchum, apaguei. Quando bati no chão, minha mulher, que estava no andar de cima, ouviu o barulho e desceu correndo, pegou o telefone e chamou o Samu e o pessoal me trouxe para o Celso Ramos”, descreveu Maurício, que na época tinha 62 anos.

“Eu não estava doente e caminhava três ou quatro vezes por semana”, declarou Maurício, acrescentando que não fumava, bebia esporadicamente e praticava esportes regularmente até os 40 anos. “Mas tinha pressão alta e diabetes”, ponderou Gladys, enumerando logo após outros fatores de risco, como histórico familiar, idade, raça, sexo, colesterol, sedentarismo, obesidade, arritmia, enxaqueca, álcool, fumo e anticoncepcional via oral.

› FONTE: ALESC

Comentários