Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha faz exames gratuitos para diagnosticar câncer de pele em Itajaí

Publicado em 03/11/2015 Editoria: Saúde Comente!


Mutirão ocorre no Campus da Univali em Itajaí, das 9h às 15h

&8203;Vale a pena arriscar a pele? Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não. Principalmente porque o câncer da pele é o mais frequente no Brasil, e corresponde a 25% dos casos da doença no país. Com a proximidade do verão, período em que muitas pessoas ficam mais expostas ao sol de maneira inadequada, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) entra na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele e realiza neste sábado, dia 7 de novembro, exames gratuitos à população com sintomas suspeitos.

Médicos dermatologistas e acadêmicos do curso de Medicina realizarão atendimentos para análises, diagnósticos e encaminhamentos, das 9h às 15h, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária, situada no bloco F7, do Campus Itajaí. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada e é indicado portar algum documento de identificação.

No local, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele. O mutirão é promovido pela SBD e ocorrerá simultaneamente em 23 estados.

Fique atento

O que é um caso suspeito de câncer de pele?

De acordo como dermatologista Maurício Conti, coordenador da campanha na Univali, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. É importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

- Lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, de tonalidade avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente.

- Pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho.

- Mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

› FONTE: Marketing e Comunicação Univali

Comentários