Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Deputados manifestam solidariedade a catarinenses atingidos pelas chuvas

Publicado em 22/10/2015 Editoria: Política Comente!


foto: Fábio Queiroz/Agência AL

foto: Fábio Queiroz/Agência AL

Os parlamentares se revezaram na tribuna, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22), para manifestar solidariedade à população atingida pelas chuvas em várias regiões do estado. A previsão de agravamento da situação, as perdas produtivas e a necessidade de medidas preventivas e de proteção foram aspectos analisados em diversos pronunciamentos.

A chuva de granizo que deixou mais de mil famílias desabrigadas em Chapecó, na noite de quarta-feira (21), foi destacada pela deputada Luciane Carminatti (PT). As intempéries, conforme lembrou a deputada, “atingem justamente as famílias mais pobres, que possuem casas mais frágeis, e não têm recursos financeiros para se recuperar”. Na opinião dela, a Defesa Civil precisa cada vez mais atuar preventivamente.

“Nossa região tem sido muito castigada nos últimos tempos”, disse Cesar Valduga (PCdoB). Ele informou que o temporal em Chapecó prejudicou mais de 4 mil pessoas. Valduga acredita que a instalação de radares meteorológicos na região Oeste vai servir como instrumento de alerta e prevenção.
Dirceu Dresch (PT) afirmou que a Assembleia Legislativa tem um grande desafio de contribuir na construção de políticas de prevenção, e não apenas medidas de proteção. “A natureza não perdoa as agressões. Não é possível que os municípios continuem liberando a construção de casas em áreas alagadiças”, alertou.

Doutor Vicente Caropreso (PSDB) concordou que a ação humana agrava a situação. “As áreas alagadiças têm sido tomadas pela especulação imobiliária, até mesmo para construção de condomínios populares.” Ele questionou a atuação das autoridades ambientais, uma vez que “algumas obras são inexplicáveis”.
Ana Paula Lima (PT) disse que “meses atrás já estava previsto que o El Niño viria e faria o estrago que está fazendo”. Vai continuar chovendo pelo menos até o final de outubro, conforme a deputada, o que aumenta a preocupação no Vale do Itajaí. “O nível do Rio Itajaí-açu está aumentando gradativamente. Hoje de manhã, subiu 30 centímetros em apenas uma hora”, complementou.

Kennedy Nunes (PSD) informou que em Joinville choveu 53 milímetros em duas horas na última madrugada. Em Jaraguá do Sul, passou de 60 milímetros a quantidade de chuva durante a noite.
A situação é extremamente preocupante, nas palavras do deputado Valmir Comin (PP), e deve ser alvo de atenção nacional. “No momento, de acordo com a Nasa, o maior índice de precipitação de chuvas do planeta está ocorrendo no Brasil, exatamente na Região Sul. Precisamos evitar que novas catástrofes ocorram.”

Natalino Lázare (PR) comunicou da tribuna que protocolou na quarta-feira (21) projeto de lei instituindo o programa “Aluguel Solidário”, a ser instituído no âmbito da Secretaria de Estado da Defesa Civil, com o objetivo de oferecer moradia temporária para famílias atingidas por catástrofes naturais. “Precisamos criar uma política concreta de proteção às pessoas atingidas”, defendeu.

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários