Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

A palavra de ordem para o câncer de mama é a Prevenção

Publicado em 22/10/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

Neste mês de outubro os alertas sobre o câncer de mama continuam chamando a atenção da população. E o resultado é de mulheres cada vez mais conscientes e informadas sobre o próprio corpo

A campanha começou em 1997 nos Estados Unidos e hoje ganha destaque mundial para a prevenção dessa doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o mais afetado entre as mulheres, além de o segundo mais comum no mundo.

A doença costuma ser rara antes dos 35 anos e com mais incidência após os 50. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama costumam ser conhecidos e simples de identificar para se prevenir, como o envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico de câncer de mama na família, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama).Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a amamentação, a prática de atividade física e a alimentação saudável com manutenção do peso corporal.

Dados do INCA também indicam que a cada ano, entre todos os tumores, 22% são novos casos de câncer de mama. Só no Brasil a doença responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

A estimativa de novos casos é de 57.120 (2015 - INCA) e o relatório de mortes no ano retrasado 14.388, sendo 181 homens e 14.207 mulheres (2013 - SIM). Porém o câncer de mama é uma doença de bom prognóstico e de tratamento relativamente simples na maioria dos casos. O que impede a cura e causa de mortes é a falta de prevenção e, em consequência, o diagnóstico tardio. Contudo, quando diagnosticado precocemente, as taxas de cura podem chegar a 90%. E é com base nessas estimativas que o Outubro Rosa age, mundial e regionalmente.

Prevenção

No Brasil a estratégia mais recomendada para a     detecção precoce do câncer de mama é a mamografia   para mulheres entre 40 a 69 anos e o exame clínico   das mamas, o chamado autoexame, anualmente a partir dos 40 anos.

Unidades de saúde como a do bairro Areias, em São José contam com atendimentos e preventivos voltados ao câncer de mama e de cólon do útero.

Os atendimentos na unidade acontecem nos dois  períodos de quartas, quintas e sextas e costumam ser  agendados. Na própria unidade a mulher pode fazer o  preventivo e ser instruída sobre como fazer o  autoexame.

Priscila da Silveira, enfermeira e coordenadora do Posto de Saúde de Areias explica que haverá um atendimento especial no próximo sábado, dia 24 de outubro, sem agendamentos. Nesse dia o Posto de Saúde de Areias fará preventivos e exames o dia todo, trará explicações e palestras sobre como funciona e quando se deve pedir a mamografia, quando fazer o preventivo, e ensinar como fazer o autoexame.

Autoexame

Priscila atenta para o tempo certo de fazer o autoexame. “Quando está próximo ao período menstrual a mama fica diferente, fica mais inchada. A glândula mamária aumenta de tamanho. Então a mulher pode perceber alguma coisa ali que na verdade não é nada.”, explica. Ela recomenda fazer uma vez ao mês, sempre no mesmo período, o autoexame.

Mamografia

A enfermeira explica que a mamografia é feita a partir de uma solicitação. Levando ao posto mais próximo o cartão do SUS e a carteira de identidade a mulher faz a solicitação e dentro de 15 dias, com a requisição em mãos já pode ir até a clínica realizar o exame.

A coordenadora da unidade de Areias afirma que nesse período o processo de solicitações de mamografia está bastante ágil e que a demanda pelos exames na unidade é grande e que dificilmente ocorrem faltas.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários