Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dia Mundial da Osteoporose: médico orienta quanto à prevenção e diagnóstico da doença

Publicado em 20/10/2015 Editoria: Saúde Comente!


Foto: divulgação internet

Foto: divulgação internet

O dia 20 de outubro é o Dia Mundial da Osteoporose, e tem a intenção de trazer à tona uma reflexão sobre a doença, sua alta incidência e suas graves consequências. A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela baixa densidade óssea do esqueleto, resultante da perda gradual e contínua do cálcio armazenado nos ossos.

Fábio Magalhães, coordenador do serviço de ressonância magnética e tomografia computadorizada do Lâmina Medicina Diagnóstica, afirma que um dos principais problemas é o diagnóstico da osteoporose, já que ela é uma doença silenciosa, não apresentando sintomas até que aconteçam as fraturas ósseas. Como normalmente os pacientes só percebem que têm a doença quando acontece a primeira fratura, o diagnóstico precoce é raro. "Por isso, é muito importante a avaliação médica regular, a atenção a fatores de risco e a realização da Densitometria Óssea, que permite o diagnóstico e o início de tratamento precoces", alerta.

O especialista explica que a Densitometria Óssea avalia a densidade dos ossos, em especial a coluna, o quadril e os pulsos. É um exame com baixa exposição à radiação, que não provoca dor ou desconforto. Ele consegue identificar sinais precoces de osteoporose ou de enfraquecimento ósseo. A Fundação Americana de Osteoporose recomenda a realização da Densitometria Óssea de forma preventiva principalmente para mulheres acima de 65 anos, com menopausa precoce ou pós-menopausa, em uso de medicamentos corticoides, com diabetes tipo 1, doença hepática, renal ou de tireoide.

O médico diz que também é recomendada para a terceira idade a realização de avaliação clínica rotineira com objetivo de afastar doenças que podem levar à osteoporose como mieloma múltiplo, hiperparatiroidismo, osteomalácia, hipercalciúria, algumas anemias, doenças reumáticas e neoplasias.

Por fim, Magalhães reforça que a detecção precoce e a correta seleção de tratamento são capazes de aumentar a chance de amenizar as consequências da doença. Ele aconselha a realização dos exames de diagnóstico em aparelhos de última geração, que oferecem melhores resultados, e afirma que a busca da saúde deve ser um objetivo constante das pessoas, sendo que o médico é um grande aliado neste desafio, tanto na prevenção de doenças quanto no tratamento.

› FONTE: Talk Assessoria de Comunicação

Comentários