Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Hospital de Florianópolis fará cirurgias de reconstrução mamária gratuitas

Publicado em 20/10/2015 Editoria: Saúde Comente!


Há cinco anos a Casa de Saúde São Sebastião (CSSS), de Florianópolis, integra a programação da campanha Outubro Rosa oferecendo cirurgias de reconstrução mamária a mulheres que tiveram câncer. Neste ano, as operações estão marcadas para os dias 22 e 24 de outubro, quando seis pacientes selecionadas pelo Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada (Gama) e membros da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc) passarão pelo procedimento.

A parceria entre a Casa de Saúde São Sebastião e a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc) surgiu da necessidade de chamar a atenção da sociedade para a enorme fila de mulheres à espera da reconstrução mamária. "O procedimento também faz parte do tratamento, mas não é acessível a quem é acometido pela doença. Essas mulheres têm direito e precisam que ele seja respeitado", avalia Ernani S.Thiago, diretor-técnico do hospital.

S.Thiago ressalta que as cirurgias são a maneira de a Casa de Saúde contribuir com a sociedade. "A situação destas mulheres é um problema de saúde e não somente de saúde pública. Por isso oferecemos o nosso espaço para ajudá-las", avalia. Desde que começaram a ser realizadas, em outubro de 2011, as cirurgias de reconstrução mamária já beneficiaram 25 pacientes.

Os procedimentos serão realizados pelo cirurgião plástico Henrique Müller, com apoio da Sianest Serviços Integrados de Anestesiologia, e da Allergan, que fornece as próteses. Todos os custos hospitalares e médicos serão cobertos pela São Sebastião e pela equipe médica. "Esta é uma área para a qual eu me dedico muito, pois é um modo de ajudar às pacientes que não recebem o atendimento que deveriam por parte do governo. Por ter tido uma mãe que faleceu da mesma doença, me solidarizo com essas mulheres que batalham diariamente para ter uma vida melhor", considera o cirurgião plástico.

› FONTE: PalavraCom

Comentários