Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

São José recebe Secretário de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações

Publicado em 16/10/2015 Editoria: Política Comente!


Ele se reúne com prefeitos e gestores públicos da região durante o I Fórum de Cidades Digitais da Grande Florianópolis

O Secretário de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações, Jefferson DAvila de Oliveira, confirmou presença no I Fórum de Cidades Digitais da Grande Florianópolis, que será realizado na próxima quinta-feira (22), em São José.

Organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São José, o evento irá reunir prefeitos e gestores públicos da região para tratar dos impactos positivos da tecnologia nas administrações e estimular o surgimento das cidades inteligentes. A abertura do evento, que acontece no auditório da Secretaria de Educação, será às 9 horas. Pela manhã, também serão certificados os Prefeitos Inovadores 2015 da Grande Florianópolis.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São José, Bernardo Meyer, sediar o I Fórum de Cidades Digitais da Grande Florianópolis contribui para inserir o município na rota dos eventos de tecnologia. "Importante para trazer conhecimento não só para o setor público, mas também para os munícipes. Acredito que o evento vai despertar os gestores para coisas que podem ser feitas, muitas sem grandes investimentos", observou.

Com uma atividade econômica comercial e empresarial forte, o secretário destaca o planejamento e investimentos para tornar o município também fomentador de ações em inovação e tecnologia. Ele cita a abertura de curso superior na universidade municipal para a formação de pessoas na área tecnológica e o lançamento na próxima semana, por exemplo, de um curso gratuito para formação de empreendedores em games e aplicativos.

"São uma série de ações que estamos tentando apontar São José para esse ambiente. Também estamos passando por processos internos, com a implantação de ferramentas eletrônicas tanto na atividade meio quanto fim", afirma Meyer, acrescentando que uma Lei Municipal de Inovação está pronta para ser enviada à Câmara de Vereadores, proposta que pode impulsionar os negócios do setor.

Cidade Digital, São José será um dos cases apresentados no evento, ressaltando os investimentos em infraestrutura e fomento à inclusão digital na localidade. A oferta do sinal gratuito de internet para a população está presente em 25 bairros.

Segundo o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, o Fórum também terá a participação de representantes do governo de Santa Catarina e exemplos de como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem dar mais eficiência na Saúde, Educação, Segurança Pública e Turismo. "Teremos também algumas soluções de mercado nas áreas de relacionamento com os cidadãos, telecomunicações e gestão de documentos", completa o diretor da RCD.

As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais da Grande Florianópolis são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo forum.redecidadedigital.com.br/saojose. O evento tem o patrocínio Ouro do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Softplan, Unifique e Sul Internet; e apoio da Assespro SC, Instituto Senai de Tecnologia em Automação e TIC, Fiesc e Senai.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Cidades Digitais

Comentários