Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

WhatsApp é usado como isca pelos cibercriminosos

Publicado em 21/09/2015 Editoria: Segurança Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Mensagem falsa chega por email para comunicar suposto envio de fotos através do principal aplicativo móvel de troca de mensagens. Objetivo é roubar dados dos usuários

A Stity Tecnologia, distribuidora no Brasil das soluções de segurança Avast, identificou uma nova onda de ataque de cibercriminosos contra os usuários do WhatsApp, que passaram a receber em seu endereço de e-mail um aviso falso sobre a chegada de mensagem com fotos enviadas pelo aplicativo de mensagens.

A mensagem utiliza link para um arquivo do Google Docs que foi contaminado com um cavalo de troia criado para roubar informações bancárias dos usuários. Os especialistas em segurança digital da Stity Tecnologia orientam a apagar imediatamente a mensagem.

"É fácil saber que se trata de uma fraude. O WhatsApp somente utiliza números de telefone celular para criar grupos de usuários e de contatos diretos. Ele não envia e-mail para ninguém", alerta Marco Rodrigues, diretor da Štíty Tecnologia, que possui centro de atendimento e suporte aos usuários Avast no Brasil. "Os ciber criminosos apostam na distração dos usuários quanto a isso e no fato de muitos usuários inexperientes ainda não terem conhecimento suficiente sobre como os ataques são promovidos. É nossa tarefa ajudar os usuários neste aprendizado", enfatiza.

O especialista também orienta que o usuário tenha uma solução antivírus que ofereça filtro AntiSpam e também mantenha seus sistemas sempre atualizados. Para se proteger de possíveis arquivos maliciosos no computador, smartphone e tablets, os usuários devem também adquirir ferramentas antivírus.

› FONTE: FonteMidia Americas

Comentários