Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Hemosc recebe certificado de Referência no Treinamento de Hemoterapia

Publicado em 26/09/2013 Editoria: Saúde Comente!


O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) recebeu, este mês, o certificado de Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Segurança Transfusional. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) concedeu a habilitação que torna o Hemosc referência no treinamento de hemoterapia no âmbito mundial.

Segundo Denise Linhares Gerent, diretora do Hemosc da Capital, o certificado representa o reconhecimento pelo trabalho exercido pelo hemocentro com excelência em Santa Catarina desde 1987, ano de sua criação. “A partir de agora, somos habilitados mundialmente na preparação de profissionais para realizar transfusões de sangue seguras, garantido ao cidadão qualidade do sangue doado e recebido em todos os países do mundo”, destaca Denise.

Até o final de setembro, a equipe do Hemosc vai definir focos de trabalho e áreas temáticas em que irão atuar.  “Após este período, apresentaremos nossa proposta à Opas/OMS. Assim que aprovarem, o Hemosc começará a capacitar os profissionais brasileiros e estrangeiros da área do sangue, em Florianópolis”, explica Denise. Além disso, equipes do hemocentro participarão de missões internacionais.

O Hemosc da Capital coordena a Hemorrede Pública de Santa Catarina, que é composta por seis unidades auxiliares, os chamados hemocentros regionais, localizados nos municípios pólos do Estado - Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau.

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários