Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Inflação nas alturas é mais uma consequência da irresponsabilidade petista, avaliam deputados

Publicado em 10/07/2015 Editoria: Política Comente!


foto divulgação

foto divulgação

O poder de compra dos brasileiros está cada vez menor, com uma inflação que corrói a renda do trabalhador e impõe dura carestia no dia a dia. O percentual dos últimos doze meses (8,89%) quase empata com a aprovação popular da presidente Dilma (9%) e com outra triste estatística – o desemprego, que foi de 8,1% entre março e maio, o maior índice da série histórica. Para deputados tucanos, o brasileiro está pagando a conta da irresponsabilidade do PT.

“O povo está sendo penitenciado pelos desacertos deste governo”, apontou o deputado Caio Narcio (MG) nesta quinta-feira (9).  “Os seus 9% de popularidade indicam que a cada 10 brasileiros, 9 não a querem. E os motivos são claros, como o desemprego aumentando e as contas subindo”, completou o jovem parlamentar do PSDB.

Apenas em junho, o índice oficial de inflação atingiu 0,79%, o maior percentual para o mês desde 1996, de acordo com o IBGE. A alta dos preços é generalizada. De cada 100 produtos, 68 ficaram mais caros no mês passado. A cebola subiu 148% desde janeiro, enquanto a energia elétrica registrou alta acumulada de 58% ao longo dos últimos 12 meses. Os jogos de azar, incluídos nos grupos de despesas pessoais, tiveram aumento de 30,80% no mês passado. As passagens aéreas subiram 29,19%, enquanto a taxa de água e esgoto teve incremento de 4,95%.

“Acostumado a encontrar sempre um culpado pelos erros de gestão, o governo da presidente Dilma poderá colocar na conta da cebola o crescimento da inflação no mês de junho”, ironizou o deputado Antonio Imbassahy (BA). “Quem chora é a população, que sente nos bolsos os erros da política econômica. Dilma pode ainda responsabilizar os jogos de loteria, as passagens aéreas e a taxa de água e esgoto. Em Salvador, por exemplo, este último item teve impacto inflacionário de 9,98%”, enumerou.

Ao analisar os indicadores, Paulo Abi Ackel (MG) lembrou o discurso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na convenção do PSDB, no último domingo. “Como disse FHC, ‘essa crise não é nossa’. A responsabilidade por esses índices é do governo e o custo quem vai pagar é a população”, disse o tucano mineiro.

Confiança abalada - De acordo com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), há uma crise de confiança aguda na sociedade, que impacta na inflação. “Inflação é expectativa. As pessoas, não prevendo um controle, uma estabilidade lá adiante, de alguma forma se previnem. Isso também alimenta a inflação. Hoje, os brasileiros pagam a conta da irresponsabilidade do PT na condução da economia dos últimos anos”, reprovou. Segundo o senador, lamentavelmente os mais pobres é que pagam a dura conta dos equívocos e das irresponsabilidades cometidas pelo PT ao longo dos últimos anos.

› FONTE: Thábata Manhiça

Comentários