Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo do Estado inaugura primeira sala de videoaudiências de Santa Catarina no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí

Publicado em 30/06/2015 Editoria: Segurança Comente!


O governador Raimundo Colombo e a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, inauguram nesta terça-feira, 30, às 14h, a primeira sala de videoaudiência de Santa Catarina para interligação entre o Presídio Regional de Itajaí, na Canhanduba, e a 1ª Vara Criminal da Comarca de Itajaí.

A solenidade será realizada na área administrativa do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí e é resultado de uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O projeto inaugura uma nova era tecnológica entre o executivo e o judiciário e é de fundamental importância para a segurança e logística do sistema penitenciário, reduzindo custos e o número de escoltas e deslocamentos de presos , conforme destaca a secretária Ada Faraco De Luca.

De acordo com os dados do Departamento de Administração Prisional (Deap), em Santa Catarina são realizadas a média de quatro mil escoltas ao mês e desse total 90% são para os fóruns.

O projeto de videoaudiências será estendido a outras unidades prisionais e fóruns do Estado e será implementado com recursos próprios da Secretaria da Justiça e Cidadania, responsável pela estrutura física e instalação dos equipamentos.

Neste primeiro projeto implantado na Canhanduba foi feito investimento R$ 99,8 mil na aquisição de equipamentos. Os materiais foram instalados pela empresa Zoom Tecnologia, vencedora do pregão presencial,  na sala de audiências da 1ª Vara Criminal do Fórum de Itajaí, e na sala de audiências do presídio.

O contrato com a empresa inclui, além do sistema de vídeo, instalação com fornecimento de materiais, configuração dos equipamentos e treinamento de operadores.

Os participantes na sala de audiência poderão visualizar as imagens da testemunha e a imagem da própria sala onde estão os televisores. A testemunha também visualizará a imagem da sala de audiência e a imagem local, realimentada em televisores. 

 

 

› FONTE: Denise Lacerda/Assessoria de Imprensa SJC

Comentários