Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Pesquisa diz que brasileiro é quem mais toma banhos no mundo e fica a desejar no quesito lavar as mãos

Publicado em 22/06/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto divulgação

foto divulgação

O brasileiro quebrou um recorde mundial. Não foi em nenhuma modalidade esportiva, nem na economia. Uma pesquisa foi atrás do comportamento, da rotina dos brasileiros.

Durante o verão, as altas temperaturas nos fazem ter que tomar uma série de banhos para conseguirmos nos sentir confortáveis. Apesar da crise hídrica, não resta muita opção quando não se tem um ar-condicionado sempre por perto.

Agora que estamos em pleno inverno no país, tomar banho constantemente fica um pouco mais desconfortável, mas mesmo assim os brasileiros tomam pelo menos um. O brasileiro adquiriu o hábito de tomar ao menos um banho por dia, coisa que nem sempre é feita em alguns países, mesmo os mais desenvolvidos.

Fizeram uma pesquisa em dez países, quatro da Europa. O Brasil ficou em primeiro lugar. Ninguém toma tanto banho quanto os brasileiros. São quase 20 por semana, quase três por dia. Mas, lavamos muito pouco as mãos. Um hábito que pode prevenir várias doenças.

Mas você já se perguntou se realmente é necessário tomar banho todos os dias?

Segundo o artigo de Rachel Wilkerson Miller, do BuzzFeed, alguns especialistas afirmam que não precisamos tomar banhos com tanta frequência como somos acostumados.

Médicos dermatologistas explicaram que devemos tomar banhos de dois a cada três dias, reduzindo assim problemas na pele e possíveis doenças. O brasileiro adora tomar banho, mas não tem tanto cuidado com a higiene das mãos. Nesse hábito, o Brasil caiu para quinto lugar. Ao todo, 1.057 brasileiros foram entrevistados. Só 16% disseram que lavam as mãos antes de alimentar as crianças, menos da metade (49%) quando usam o banheiro, 46% antes de preparar a comida e 21% depois de tocar em animais.

Outro problema é que nossa pele, ao ser exposta a banhos com muitas frequências – especialmente em águas quentes – pode ressecar e irritar, além de retirar bactérias boas que existem na epiderme e servem para nos proteger. Isso pode causar fissuras de ressecamento que podem levar a infecções.

Para os especialistas um banho a cada dois ou três dias é o ideal. Eles indicam que limpar apenas os pontos mais críticos é à medida que devemos tomar principalmente no inverno, quando sentimos menos necessidade de banhos.

Lavar as mãos sempre com água e sabão ou usar álcool gel é mais importante do que tomar tantos banhos. A mão entra em contato com tudo. É o que diz o infectologista Julival Ribeiro: “Eu posso me contaminar com um vírus ou uma bactéria e a depender do meu estado imune desenvolver até uma infecção”.

Então podemos até ser bons de banho mas lavar as mãos constantemente é muito mais importante.

Fontes: Mega Curioso e Bom dia Brasil

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários