Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Em Florianópolis, ministros da Justiça de países do Mercosul debatem parcerias para promoção da segurança pública

Publicado em 12/06/2015 Editoria: Política Comente!


O governador Raimundo Colombo e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participaram na noite desta quinta-feira, 11, em Florianópolis, de reunião da Cúpula de Ministros da Justiça e do Interior dos Países do Mercosul. 

Para o governador, trata-se de uma grande oportunidade para debater questões ligadas à promoção da segurança pública. "Essa integração é muito importante porque ela produz resultados, sobretudo nas áreas de fronteiras, no combate às drogas e ao crime organizado. E sediar esse evento em Florianópolis, além de prestigiar o nosso Estado, fortalece a nossa ação de combate ao crime", destacou.

"A troca de experiências e a articulação para iniciativas conjuntas, tanto no plano da segurança pública como nas questões do sistema prisional, são de fundamental importância. O mundo está cada vez mais globalizado, nós temos que cuidar das nossas fronteiras, temos que combater organizações que cometem crimes transnacionais. Portanto, essa integração entre os países do Mercosul é de grande importância", acrescentou o ministro Cardozo.

O ministro também citou o bom exemplo de Santa Catarina como motivo para o Estado sediar o encontro internacional. "Santa Catarina é um dos exemplos que temos de integração na segurança pública. Tivemos nos últimos tempos situações no Estado que só foram contornadas pela parceria, pela ação integrada entre governo estadual e governo federal", afirmou.

Na quarta-feira, 10, uma equipe com representantes técnicos das delegações visitaram o Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. Os visitantes conheceram as oficinas de trabalho mantidas por oito empresas dentro da unidade. Dos 1,2 mil detentos da penitenciária, cerca de 260 participam das oficinas atualmente, com jornadas diárias entre seis e oito horas de trabalho. Cada três dias trabalhados reduz um da pena. E cada detento participante recebe um salário mínimo por mês.

Na reunião desta sexta, 11, também participaram os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa; da Justiça e Cidadania, Ada de Luca; e da Segurança Pública, César Grubba, entre outras autoridades. "Sediar esse evento de debate em torno de problemas comuns aos países do Mercosul demonstra o reconhecimento pelo governo federal da importância de Santa Catarina", acrescentou Grubba.

Cúpula dos ministros

O evento discute temáticas que envolvam interesses comuns aos países do bloco, tais como extradição, transferência de pessoas condenadas, projetos e melhoria do sistema penitenciário, refugiados, migração, terrorismo, segurança cidadã, informática e comunicações, capacitação e tráfico ilícito de material nuclear.

A cúpula conta com países membros do Mercosul, países associados e outros que estão em trâmite para se tornarem país membro. Desta edição em Florianópolis, participam além de representantes brasileiros, delegações visitantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários