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Receita abre consulta ao 1º lote de restituição do IR 2015

Publicado em 08/06/2015 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

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A partir das 9h desta segunda-feira (8), a Receita Federal abre a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2015.

Estão liberadas também consultas sobre as restituições do ano de 2014 (ano-calendário 2013), 2013 (ano-calendário 2012), 2012 (ano-calendário 2011), 2011 (ano-calendário 2010), 2010 (ano-calendário 2009), 2009 (ano-calendário 2008) e 2008 (ano-calendário 2007).

O lote contempla 1,49 milhão de contribuintes com um valor de mais de 2,3 bilhões de reais.

Apesar da consulta ser liberada a partir desta segunda-feira, os pagamentos referentes ao sexto lote serão realizados apenas no dia 15 de junho, na próxima segunda-feira. 

Os valores referentes ao segundo lote de restituição do IR 2015 devem ser creditados na conta dos contribuintes no dia 17 de julho.

Como consultar

Para saber se a restituição foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal ou ligar para o Receitafone 146.

A Receita também disponibiliza aplicativos para tablets e smartphones, nos quais é possível verificar o histórico de restituições referentes a declarações entregues desde 1999 e consultar orientações sobre restituição de IR. 

Para baixar o aplicativo para o sistema Android clique aqui, e para fazer o download do aplicativo para o sistema iOS, clique aqui

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deve fazer o pedido no site da Receita. Para isso, basta preencher um formulário eletrônico e realizar o Pedido de Pagamento de Restituição.

Também é possível pedir o resgate diretamente no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. Para isso, é necessáriogerar um código de acesso.

Se a declaração foi liberada, mas o valor não foi creditado, o contribuinte pode entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil para relatar o problema ou ligar para a Central de Atendimento nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.

No e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e verificar se há inconsistências de dados identificadas. Nesta hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, ao entregar a declaração retificadora.

 

 

› FONTE: Exame

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