Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Você sabe quando usar gelo ou compressa quente para diminuir dores?

Publicado em 18/09/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

 Os exercícios físicos estão entre as atividades mais recomendadas quando o assunto é o cuidado com a saúde.

Entretanto, o que muitos atletas amadores desconhecem é que, em alguns casos, o treinamento sem a orientação de um especialista pode causar vários tipos de lesões. E com elas, é preciso saber como  amenizar as dores e os danos musculares, ou seja, saber como agir durante os primeiros cuidados das regiões contundidas.

Para o fisioterapeuta e professor da Faculdade Inspirar, de Curitiba (PR), Álvaro Wolff, é necessário ter cautela na hora de praticar atividades físicas, pois “No futebol, por exemplo, temos as torções de joelho e tornozelo, que podem produzir desde dor de pouca intensidade e inchaço local às lesões mais graves, como a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho, que necessitará de cirurgia”, exemplifica o professor.

O fisioterapeuta afirma que, em casos de lesão durante atividades físicas, é importante a realização de uma avaliação e um diagnóstico fisioterapêutico, já nos traumas agudos com menor gravidade, o resfriamento da região, nas primeiras 72 horas, reduz a resposta inflamatória produzida pela lesão após o choque. “Agir rapidamente nessas situações ajuda a diminuir as possibilidades de inchaços e, consequentemente, dores. Recomendamos um método chamado REGECE para essas situações, que significa RE- repousar a parte lesionada; GE - colocar gelo; C – proporcionar uma leve compressão sobre a região; e – elevá-la para facilitar a circulação”, orienta.

De acordo com Wolff, na fase inicial do tratamento, que pode ser realizado em casa, o tempo de permanência da compressa de gelo varia de acordo com região lesionada. “O resfriamento da região contundida pode ser feito de 10 a 20 minutos a cada hora, porém, existem outros fatores, como o tamanho da articulação e o tecido adiposo presente, que podem aumentar ou diminuir esse tempo”, salienta.

Quando usar compressa de água quente?

Segundo o especialista, o uso de compressa quente deve ocorrer em situações consideradas crônicas, onde há a formação de edemas após as lesões. “Aquecer as regiões lesionadas é uma opção válida para diminuir hematomas gerados pelos traumas, além de melhorar a circulação do sangue nessas regiões”, afirma.

 

› FONTE: Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa

Comentários