Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dubai Port World pode investir em Santa Catarina

Publicado em 17/09/2013 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

 

Na segunda etapa da missão internacional, depois de encontros com a alta cúpula chinesa da Sinotruk, em Pequim, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, se reuniu na última terça-feira com dirigentes do Dubai Port World, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O governador foi recebido na sede do grupo pelo diretor de relações governamentais, Buti Al Jumairi, pelo diretor comercial Esam Ahmed e por outros três executivos.

 Durante cerca de uma hora, acompanhado pelos dirigentes, Colombo visitou as instalações do porto, o terceiro em operações do mundo depois dos terminais da China e de Singapura. A temperatura fora do micro-ônibus, utilizado para percorrer os dois terminais, girava em torno dos 40oC.

 O governador apresentou aos dirigentes um diagnóstico sobre os cinco portos – os privados de Itapoã e de Navegantes, o municipal de Itajaí, os estaduais de São Francisco do Sul e de Imbituba, sob gestão do Estado desde dezembro de 2012, e o pesqueiro de Laguna, – e as suas peculiaridades. “Para Santa Catarina, questão portuária é fundamental para a eficiência e a competitividade do Estado. É uma alavanca estratégica para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

 Raimundo Colombo disse que existe a possibilidade de a Dubai Port World investir em portos do Estado. “Eles estão interessados, já fizeram estudos para a construção de um porto, ainda preliminares, e avaliam parcerias em outros, como Imbituba”, salientou. O governador destacou que os investimentos em portos são um dos vetores fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e de Santa Catarina.

O grupo Dubai Port atua em 65 terminais portuários em países de seis continentes, com a movimentação de 56,1 milhões de contêineres. Desde o início de 2013, o grupo despachou 26,6 milhões de contêineres em seus terminais. A previsão é atender 100 milhões de contêineres até 2020, com um crescimento de 40%. O DP é o melhor porto do Oriente Médio há 19 anos consecutivos.

 No Brasil, o DP World administra um terminal no Porto de Santos (SP). Um dos pontos em destaque do grupo em Dubai é a eficiência no recebimento e no embarque das cargas, porque todo o desembaraço fiscal é realizado via online. O aeroporto Al-Maktoum, próximo ao porto, facilita a distribuição de cargas que chegam via marítima. As obras de ampliação, que estão em curso, transformarão o aeroporto no maior terminal de cargas do mundo. O Dubai Port administra ainda o terminal de cargas de Hamriya, que atende navios feitos em madeira e que viajam para o Iraque, Irã e Sumária (África) e o porto de passageiros em Rashid, localizado próximo do Centro de Dubai.

 Depois de conhecer as instalações do maior terminal de recebimento e de exportações de açúcar, importada do Brasil, no Dubai Port World, o governador Raimundo Colombo almoçou com o dono da Al Khaleej Sugar, Jamal al Ghurair, e outros dois diretores da empresa. Além do açúcar, Khaleej também atua no setor da construção civil. O empresário pediu que o governador fizesse uma análise sobre o momento político e empresarial vivido pelo Brasil.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários