Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

De olho bem aberto

Publicado em 16/09/2013 Editoria: Saúde Comente!


Tempo seco aliado à baixa umidade do ar pode ocasionar inúmeras doenças oculares

Com a baixa umidade do ar, milhares de pessoas estão sofrendo não só com problemas respiratórios, mas também com o ressecamento e irritação nos olhos. Dentre os problemas oculares de maior incidência nesse período, a mais comum é a Síndrome do Olho Seco. Os olhos tendem a ficar mais ressecados gerando, assim, uma sensação de areia, ardor, queimação, olhos vermelhos, lacrimejamento excessivo ou embaçamento.

"O clima seco aliado ao sol, poluição e exposição constante ao computador são alguns dos fatores que aumentam a incidência da síndrome. Quando olhamos para o computador, por exemplo, temos a tendência de piscar com menos frequência do que o normal, causando menos lubrificação dos olhos e consequentemente o seu ressecamento”, explica membro o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady. Ele ressalta ainda que aqueles que sentirem algum incômodo devem procurar logo um oftalmologista, pois sem tratamento a pessoa fica mais propensa a alergias e conjuntivites.

 

Como prevenir?

Para prevenir e amenizar os efeitos do Olho Seco, Sáfady indica o uso de um umidificador em casa ou, se possível, no trabalho para ajudar a elevar a umidade do ar, beber muita água diariamente, evitar ao máximo o ar condicionado, ingerir alimentos ricos em vitaminas A, E e Ômega 3 e piscar mais nas atividades no computador. A média ideal é piscar de 6 a 10 vezes por minuto.

É importante também estar atento que durante o tempo seco os olhos também necessitam de cuidados contra os raios UV. "É preciso conscientizar as pessoas que a proteção dos olhos com óculos escuros e o cuidado com os horários de exposição ao sol devem ser permanentes, já que os raios UV estão presentes o ano todo e passam através da córnea, agredindo a retina e o cristalino”, afirma o médico.

 

› FONTE: Contextual Comunicação

Comentários