Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Energia da Biomassa é destaque de Congresso Internacional

Publicado em 13/09/2013 Editoria: Economia Comente!


O Brasil se destaca mundialmente pela geração de energia renovável. A presença da energia de biomassa vem crescendo rapidamente nos últimos anos, e a adoção deste tipo de energia ajuda a reduzir a pressão sobre as fontes tradicionais, e também oferece um destino sustentável para resíduos agropecuários e urbanos.

A principal fonte de energia através de resíduos da biomassa no Brasil é a cana-de-açúcar. De cada tonelada do produto, 250 kg é bagaço e outros 204 kg, palha e pontas. Tudo pode ser reaproveitado para geração de energia elétrica. Em São Paulo, toda a colheita precisará ser mecânica a partir de 2014. Isto significa que deve ser aproveitado aproximadamente 98% da casca e folha, e a produção de energia deve aumentar entre 40% e 50%.

As tecnologias adotadas para um melhor aproveitamento dos recursos da biomassa e as tendências que este mercado apresenta serão debatidas em dois painéis durante o 8º Congresso Internacional de Bioenergia, evento que acontece em São Paulo, de 5 a 7 de novembro. 

Além do aproveitamento de resíduos agrícolas e urbanos para geração de, o mercado de biocombustíveis também será tema de painéis exclusivos do Congresso, com a presença de destacados especialistas do setor. Os exemplos bem sucedidos da Europa na adoção de políticas de inventivo a energias renováveis serão o grande destaque do grande temário, onde o diretor da Associação Européia das Indústrias de Biomassa, Jean-Marc Jossart, trará exemplos claros dos benefícios á economia e ao meio ambiente na adoção de políticas de incentivo ás energias renováveis e limpas. 

O 8º Congresso Internacional de Bioenergia, acontece no Centro de Exposições Imigrantes, nos dias 5 a 7 de novembro, com a realização conjunta da 6 BioTech Fair - Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis, irá reunir empresas ligadas a produção de máquinas, equipamentos e tecnologias voltadas a energias renováveis, com destaque a biomassa e biocombustíveis, e do 2º Congresso Brasileiro de Eucalipto.
 

› FONTE: Porthus Comunicação Ltda

Comentários