Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dive confirma 92 casos de dengue em Santa Catarina

Publicado em 09/02/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde confirmou, no final da tarde de sexta-feira (06), 92 casos de dengue em Santa Catarina em 2015.

Do total, 60 são autóctones (transmitidos dentro do próprio estado), todos infectados em Itajaí (59 residentes no município e um morador de Balneário Camboriú, mas que contraiu a doença em Itajaí).

O levantamento também mostra que há o registro de 11 casos importados (contraídos em outros estados/países), registrados em Araranguá (1), Balneário Barra do Sul (1), Florianópolis (1), Guaramirim (1), Itajaí (1), Três Barras (1), São José do Cedro (1), Blumenau (1) e de moradores de outros locais do Brasil diagnosticados em Santa Catarina (3). Há, ainda, 21 casos confirmados em investigação para determinar a origem, notificados em Brusque (1), Florianópolis (1), Itajaí (17) e Joinville (2).

No período de 18 a 24 de janeiro, o Estado registrou 23 casos; na semana seguinte, 24; e nesta que se encerra, 32. De 5 a 17 de janeiro foram 13 ocorrências. No Estado, há 1.260 focos do mosquito Aedes aegypti que transmite a doença.

Entre os municípios, os que registram o maior número de focos são Chapecó (341), São Miguel do Oeste (125), Joinville (123), Balneário Camboriú (122), Itajaí (93), Xanxerê (74), Xaxim (70) e Itapema (23).

Ações de controle continuam em Itajaí

A Dive, em conjunto com o município de Itajaí, continua a realizar uma série de medidas para conter o surto. Uma delas é o bloqueio de casos, com a eliminação de recipientes que possam acumular água e tratamento com larvicida dos recipientes que não possam ser eliminados num raio de 150 metros dos locais onde foram registrados casos suspeitos ou confirmados de dengue.

Outras ações incluem a utilização de inseticida espacial para diminuir a população de mosquitos adultos e visitas dos agentes de controle de endemias do Programa de Saúde da Família às casas com o objetivo de orientar os moradores de dengue e eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti e Aedes albopictus

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda

- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo

- Mantenha lixeiras tampadas

- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem nenhuma abertura, principalmente as caixas d’água

- Plantas como Bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água

- Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana

- Mantenha ralos fechados e desentupidos

- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana

- Retire a água acumulada em lajes

- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados

- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário

- Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários