Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Inflação chega a 1,24% em janeiro, a maior alta para o mês em 12 anos

Publicado em 06/02/2015 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Em janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o índice oficial de inflação do país, apresentou variação de 1,24%, a mais elevada desde fevereiro de 2003.

No acumulado dos últimos 12 meses, o índice de inflação chegou a 7,14%, resultado que não se via desde setembro de 2011. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mostra o aumento do custo de vida da população, também seguiu a mesma tendência: variou 1,48% em janeiro, registrando a maior taxa desde janeiro de 2003. No acumulado dos últimos 12 meses, o INPC teve seu maior índice desde abril de 2013, de 7,13%.

Diante dos dados divulgados pelo IBGE, especialmente os índices acumulados que ultrapassaram 7%,  o cenário de janeiro aos reajustes de preços do transporte urbano, da tarifa energética e dos alimentos, além da recomposição da alíquota do IPI sobre os automóveis. 

A alta da inflação no mês de janeiro é prejudicial ao setor de comércio e serviços, pois diminui o poder de compra das famílias e limita o crédito, tanto para o consumidor quanto para o empresário, impactando negativamente as vendas no setor e o crescimento econômico como um todo. Para fevereiro, a entidade alerta para mais reajustes na energia elétrica e nos combustíveis.

Impacto dos preços no índice do mês

Em janeiro, os grupos de alimentação e bebidas (1,48%), habitação (2,42%) e transportes (1,83%) foram responsáveis por 85% do índice do mês. Em habitação, o destaque ficou com a energia elétrica, que passou por reajustes com o novo sistema de bandeiras tarifárias. A alta foi de 8,27% e gerou impacto de 0,24 pontos percentuais, o mais elevado no mês.

No grupo transportes, destaca-se a elevação nos gastos com transporte público: ônibus urbano (8,02%), ônibus intermunicipal (6,59%), ônibus interestadual (1,21%), metrô (9,23%), táxi (2,63%), trem (8,95%).

 

› FONTE: Fecomércio

Comentários