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Catarinenses pretendem gastar cerca de R$ 426 nas compras de Natal

Publicado em 10/12/2014 Editoria: Economia Comente!


foto: O gasto médio do Natal deste ano é 2,3% maior do que o registrado na pesquisa de intenção de compras de 2013

foto: O gasto médio do Natal deste ano é 2,3% maior do que o registrado na pesquisa de intenção de compras de 2013

 

Neste natal, os consumidores catarinenses pretendem gastar R$ 426,99.

A maior parte dos catarinenses - 70,9% - pretende pagar as compras de Natal à vista, em dinheiro. Diante disso, as instituições reforçam o impacto positivo da data no comércio, seja pelo gasto médio dos consumidores ou pela quantidade de presentes que se deseja comprar. A pesquisa de 2014 revela que os catarinenses comprarão em média 4,7 itens, o que significa um gasto médio de R$ 90,53 por presente.

Outro dado que chama a atenção é o percentual de 12% dos entrevistados que utilizarão o 13º salário para a compra de presentes, um valor expressivo que merece atenção dos empresários do setor. Entre os itens mais procurados pelos catarinenses neste ano estão os produtos de vestuário (78,9%) e os calçados (8,3%).

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, ressalta que apesar da expectativa de gasto médio ter crescido apenas 2,3%, abaixo da inflação do período, este aumento indica um crescimento nas vendas, contribuindo para um início de ano mais animador para o setor do comércio.

"O ano de 2014 foi marcado pela retração do crédito e elevação dos juros e este cenário não favoreceu as vendas. Por isso, o Natal se torna um momento importante para movimentar o mercado. Cabe ao empresário ficar atento às tendências de compras para oferecer o que o consumidor deseja", explicou Breithaupt.

Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC, avalia o levantamento. "Apesar do momento econômico vivido pelo país, a maioria das pessoas mantém a tradição de presentear pessoas especiais nesta época do ano e isso se reflete positivamente no movimento do comércio. Como o consumidor está cada vez mais consciente e realista de suas condições financeiras, a previsão de crescimento nas vendas está dentro do esperado", completa Medeiros.

 A pesquisa de intenção de compras para o Natal 2014, realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC, traz dados importantes para nortear as ações do comércio catarinense. 

Atributos do comércio

Os consumidores foram questionados sobre os principais atributos na hora de escolher o local da compra de presentes.

Para grande parte dos entrevistados (48,5%), o preço é o item mais avaliado, seguido pela qualidade dos produtos (26,1%) e pelo atendimento do estabelecimento comercial (13,6%). Importante também destacar que quase 80% dos consumidores afirmaram que realização pesquisa de preço.

Nas cidades de Blumenau, Criciúma e Joinville, os consumidores elegeram a qualidade dos produtos como fator determinante para escolha do local de compra.

Público consumidor

O perfil do consumidor traçado pela pesquisa mostra que é formado, em sua maioria, por mulheres (60,1%), com idade entre 18 e 35 anos (55,1%).

A pesquisa de intenção de compras para o Natal foi realizada nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau, entre os dias 25 e 28 de novembro. Entre as cidades analisadas, Joinville se destacou com a maior média de presentes por consumidor: 5,5 itens. Itajaí, por sua vez, registrou a maior expectativa de gasto médio, de R$ 637, 78.

Local de compra

O comércio de rua ainda é o principal destino dos consumidores para as compras de Natal, com 59,4% da preferência entre os entrevistados. Em segundo lugar, estão os shoppings, com 26,4%. Para 55,1% dos joinvilenses, no entanto, o shopping center será o local de compras e para 42,4%, o comércio de rua.

Setor de serviços

Além do comércio, o setor de serviços também será beneficiado com a circulação de pessoas durante os feriados de Natal e fim de ano. Para 38,2% dos entrevistados pela pesquisa da Fecomércio SC e FCDL/SC, a programação das festas será viajar, sendo que 20,3% aproveitarão para viajar nos dois feriados, especialmente para as cidades do Estado (45,5%).

 

 

› FONTE: Fecomércio SC

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