Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aplicativo "Meus exames" prevê acessibilidade e redução de exames médicos impressos

Publicado em 22/10/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT) de Santa Catarina lançou nesta semana o aplicativo Meus exames, disponível para Tablets e Smartphones, nas plataformas APPLE e Android.

O programa para dispositivos móveis permite que pacientes tenham acesso a todos os exames médicos realizados no STT. A nova tecnologia, desenvolvida pela equipe do Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD), da Universidade Federal de Santa Catarina, facilita o acesso aos exames.

Os exames armazenados no STT são realizados nas Unidades Básicas de Saúde, nas Policlínicas Municipais e hospitais públicos do estado. Para todo o exame realizado é gerado um número de protocolo e um código QR, que são entregues ao paciente.

Estes códigos devem ser inseridos no aplicativo Meus Exames, pelo usuário. O aplicativo (app) permite que o paciente acompanhe o exame, desde a entrada no sistema até o laudo final. Além disso, ficam disponíveis todos os exames do paciente realizados no STT, em um banco de dados online.

Para ter baixar o aplicativo não é necessário ser cadastrado no STT ou ser paciente do sistema. Basta buscar por Meus Exames na Play Store (Apple Store ou Google Play) conforme o sistema operacional do aparelho e fazer o download do aplicativo. Com o programa instalado no Smartphone ou Tablets.


 

A novidade  permite ainda que o paciente carregue consigo, no seu celular o seu histórico de exames, sem a necessidade de transportar exames impressos que podem ser perdidos facilmente.

Para ter acesso ao exame, o usuário deve executar o aplicativo apontando a câmera do aparelho para a imagem do código QR. Após alguns instantes, o paciente poderá visualizar o exame e se já estiver pronto, o laudo. Se existirem outros exames deste mesmo paciente, os mesmos serão listados para consulta.

Além de exames dermatológicos e de eletrocardiograma, são realizados pelo STT nos hospitais: tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, ultrassom, endoscopias, Raio-X, dentre outros.  Nos exames dermatológicos, por exemplo, são tiradas fotos das lesões no corpo do paciente.

As imagens são enviadas pela internet ao Portal do STT, onde um médico lauda o exame e dá o encaminhamento de acordo com a classificação de risco. Dessa forma, médicos e pacientes cadastrados tem acesso aos exames médicos no Portal Telemedicina, onde os laudos ficam disponíveis para o paciente na web.

O Sistema de Telemedicina e Telessaúde funciona desde 2005 e já realizou mais de 3,5 milhões de exames médicos e análises clínicas.

   

 

 

› FONTE: Telemedicina

Comentários