Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Médico do Hospital de Caridade aplica técnica inovadora para tratamento de câncer

Publicado em 01/10/2014 Editoria: Saúde Comente!


Cirurgia, realizada pela primeira vez em Florianópolis no dia 27 de setembro, permite uma melhor perspectiva de vida para pacientes oncológicos acometidos pela carcinomatose peritoneal.

No último sábado, dia 27 de setembro, o Imperial Hospital de Caridade realizou um procedimento inédito em Florianópolis: uma equipe composta por 10 profissionais, comandada pelo cirurgião oncológico Eduardo Zanella Cordeiro, realizou a cirurgia de peritoniectomia (cirurgia citorredutora) e quimioterapia intra peritoneal hipertérmica (HIPEC), indicada para os casos de carcinomatose peritoneal - configurada pela presença de células tumorais espalhadas na superfície dos órgãos abdominais (peritônio). O procedimento, inovador, também já foi realizado em São Paulo e no interior de Santa Catarina, em Tubarão.

De maneira geral, a carcinomatose peritoneal é considerada uma fase avançada do câncer, na qual o tratamento via aplicação de quimioterapia na circulação sanguínea nem sempre alcança o resultado esperado.

“Trata-se de uma técnica inovadora, que permite uma melhor perspectiva de saúde a um grupo de pacientes que anteriormente eram submetidos a tratamentos puramente paliativos”, afirma Eduardo Zanella Cordeiro.

O médico explica que os resultados alcançados com a cirurgia são otimistas. “O princípio da remoção cirúrgica completa de toda doença macroscópica, associada à quimioterapia aquecida, tem mostrado resultados otimistas, já comprovados em estudos científicos, para alguns tipos de carcinomatose peritoneal, como tumores de apêndice, mesoteliomas, intestinais e de ovário”.

Zanella conclui falando da importância da realização do procedimento para os pacientes de Santa Catarina. “Trata-se, portanto, de uma conquista para a medicina catarinense, onde o paciente não precisa sair do Estado para conseguir assistência para tratamento oncológico deste tipo”. 

 

 

 

 

› FONTE: Apoio Comunicação

Comentários