Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Profissionais de saúde promovem conscientização sobre doação de órgãos

Publicado em 27/09/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: SC é líder no número de doadores de órgãos no Brasil - Rogério Santana/GERJ

foto: SC é líder no número de doadores de órgãos no Brasil - Rogério Santana/GERJ

Santa Catarina se manteve na liderança no ranking nacional de doadores de órgãos, no primeiro semestre, com 27,8 doadores por milhão de população, enquanto a média nacional é de 12,4.

Neste sábado (27), Dia Nacional de Doação de Órgãos, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da SC Transplantes, promove evento de sensibilização da população sobre a importância da doação de órgãos. Profissionais da área da saúde vão fazer panfletagem e conversar com os cidadãos, a partir das 9 horas, no Parque de Coqueiros.

Médico intensivista da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de São José (HRSJ), Eduardo Jardim Berbigier, que também é coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), explica que para atingir bons resultados, as comissões intra-hospitalares precisam atuar em três frentes, alcançando eficiência no diagnóstico de morte cerebral, na preservação dos tecidos e na conscientização das famílias.

Nos últimos anos, houve bastante investimento na capacitação dos profissionais de saúde, conforme Berbigier, o que possibilitou mais agilidade nos diagnósticos e aumento da captação de doadores. No HRSJ, o número de doadores de órgãos com diagnóstico de morte cerebral passou de 4, em 2012, para 16, em 2013.

Até julho de 2014, a instituição já havia registrado dez doações. Cada doador (no caso de morte cerebral) pode beneficiar no mínimo três e no máximo oito pessoas.

Outra modalidade de doação, em caso de morte por parada cardíaca, permite a captação de córneas, ossos e pele. Em Santa Catarina, funciona basicamente a captação de córneas, nesses casos. O Banco de Olhos do HRSJ realiza, em média, 15 a 20 coletas de córneas por mês na região metropolitana da Grande Florianópolis.

Divulgação

A atividade de sensibilização programada para sábado, no Parque de Coqueiros, é uma iniciativa para conscientização sobre a importância da doação de órgãos, que se concretiza somente com autorização familiar. “É importante oferecer informação para facilitar o entendimento e a decisão autônoma das famílias”, defende Berbigier.

Ele considera essencial que as pessoas conversem com os familiares e manifestem a vontade de serem doadoras de órgão. “Se houver algum registro em cartório dessa decisão, melhor ainda, porque a família não precisará escolher, apenas respeitar a decisão”.

 

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários