Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cresce a confiança do empresário do comércio catarinense

Publicado em 05/09/2013 Editoria: Economia Comente!


O índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) catarinense de agosto apresentou elevação de 2,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, subindo para a casa dos 122,7 pontos. O índice segue expressando otimismo dos empresários, principalmente em relação às expectativas de que a economia cresça em médio prazo.

A pesquisa aponta ainda que a percepção das condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) também apresentou pequeno aumento neste mês (0,3%).

Dentre os subíndices que compõem o ICAEC, o de condições atuais da economia (CAE) apresentou a variação negativa mais relevante. A queda foi de expressivos 10,3%, passando de 78 pontos em agosto de 2012 para 70 pontos em agosto de 2013.

Conforme o economista da Federação do Comércio de Bens e Serviços de Santa Catarina (Fecomércio SC), Maurício Mulinari, a situação anterior já era de pessimismo, associado ao alto patamar inflacionário, ao baixo crescimento do primeiro trimestre, à forte depreciação do Real, à desaceleração do ritmo de vendas e à elevação dos juros. Desta forma, a percepção do empresário continua deteriorando-se, trazendo o índice para o reduzido patamar atual.

Confira mais dados dos outros subíndices na pesquisa aqui.

Índice de expectativa e investimento sobem

O índice de expectativa do empresário do comércio (IEEC), que vem segurando o ICEC em uma situação de otimismo, subiu 3,6% na comparação anual. Dos 154,4 pontos em agosto de 2012, o índice foi para 160 pontos – o que indica que a confiança do empresário do comércio nas possibilidades de vendas futura permanece positiva.

Com elevação de 1,3%, o índice de investimento do empresário do comércio (IIEC) também subiu. Passou de 118,1 pontos em agosto de 2012 para 119,6 pontos em agosto deste ano. Este resultado indica que os empresários catarinenses, em função de sua expectativa de recuperação da economia, mantém uma percepção positiva em relação aos investimentos no setor.

Momento econômico permanece preocupante

Para a Fecomércio SC, o momento atual da economia permanece preocupante e desperta pessimismo aos empresários do comércio catarinense, cenário contraposto à visão de futuro que os mesmos têm. A inflação, o baixo crescimento econômico, a redução do crescimento da renda, o aumento da taxa básica de juros, a disparada do dólar e, principalmente, a desaceleração das vendas do varejo fazem com que o varejista do Estado olhe com pessimismo a situação econômica atual.

› FONTE: Fecomércio-SC

Comentários