Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Desvio de Septo: como a cirurgia pode melhorar a qualidade de vida e a estética

Publicado em 05/09/2013 Editoria: Saúde Comente!


Respirar melhor faz toda a diferença - e a septoplastia pode ajudar a reconquistar esse direito. 

 

Não é comum, mas é preciso parar para pensar na própria respiração de vez em quando. Às vezes, a pessoa respira por apenas uma narina e nem se da conta – e esse pode ser um sinal de desvio de septo, um problema que acontece quando a deformidade do septo nasal, estrutura que separa as duas narinas acaba obstruindo a passagem de ar.

Segundo o Dr. Alexandre Cercal, otorrinolaringologista de Curitiba, PR, o desvio do septo nasal pode ser consequência do septo osteocartilaginoso desviado, dos ossos nasais desviados ou de ambos. O desvio do septo possui diferentes apresentações, como: desvios simples, que não necessitam de cirurgia; desvios visíveis que comprometem a estética nasal e podem causar obstrução, - esses necessitam de rinoseptoplastia (cirurgia plástica nasal em conjunto com septoplastia), - e desvios que causam exclusivamente queixas obstrutivas, ou seja, precisam de uma de septoplastia.

“A causa do desvio de septo pode ser de origem congênita ou devido a um trauma. Normalmente o paciente reclama de dificuldade de passagem do ar pelas narinas (unilateral ou bilateral), e, em várias ocasiões, essa reclamação vem associada a uma queixa estética quando o desvio é aparente, já que essa deformidade pode também desviar a ponta do nariz” comenta Cercal, que lembra que, muitos pacientes também não apresentam sintomas visíveis do desvio de septo. 

Segundo o especialista, praticamente todas as pessoas têm algum grau de desvio de septo, mas que isso não é necessariamente um problema. O que muda é que, em alguns casos, o comprometimento da respiração pode ser imperceptível, enquanto em outros pode prejudicar a qualidade de vida do paciente. “Nas situações mais graves, caso medicamentos não façam mais efeitos e não sejam suficientes, é indicada a cirurgia” diz.

A cirurgia mais indicada é a septoplastia, que corrige os desvios do septo nasal. Porém, em casos mais severos, é preciso fazer uso de métodos mais modernos, como a utilização de enxertos - pedaços do próprio septo removido - para melhorar o suporte e corrigir desvios residuais.

“A rinoseptoplastia é indicada quando o(a) paciente deseja melhorar o aspecto estético, assim como a parte funcional” diz Cercal

O especialista lembra que, para se submeter a esse procedimento, o paciente deve ter uma boa saúde. Assim como qualquer outra cirurgia, essa também envolve riscos, apesar de serem pequenos. “Porém, se todos os passos e cuidados forem devidamente seguidos, a cirurgia possui alto impacto na melhora da função e da estética nasal e envolve mínimos riscos para a saúde”, conclui.

 

Dr. Alexandre Cercal. Otorrinolaringologista, Amah Ouvido, Nariz, Garganta e Estética da Face

› FONTE: Toda Comunicação

Comentários